Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Mais um capítulo da saga “Ronaldo dos recordes”, no dia em que o Real calou o Mestalla

Os merengues bateram o Valencia de Gonçalo Guedes por 4-1 com dois golos de Cristiano Ronaldo, que se tornou no jogador da história da liga espanhola com mais grandes penalidades apontadas

Expresso

Getty

Partilhar

Ele há recordes e recordes, uns mais impensáveis, outros mais estranhos. Ronaldo parece ser dono de todos eles. Agora até é o jogador que mais vezes rematou na marca dos 11 metros, vulgo marca de penálti.

Pois é, no encontro em que o Real Madrid foi buscar uma importante vitória a casa do Valencia por 4-1, o português apontou os dois primeiros golos dos merengues, ambos de grande penalidade. São assim 72 penáltis apontados. Foram ainda os golos 19 e 20 de Ronaldo esta temporada, bom para qualquer jogador, números modestos para o atual Bola de Ouro.

Tudo isto num jogo em que, apesar dos dois golos de vantagem com que foi para o intervalo, o Real Madrid voltou a mostrar algumas dificuldades de fluidez de jogo, frente a um Valencia que na 2.ª parte assustou, e de que maneira, os merengues, que a meio da semana foram eliminados da Taça do Rei pelo Legánes.

Aos 59', Santi Mina ainda marcou para a equipa che, com uma resposta perfeita de cabeça a um canto na direita, numa altura em que Gonçalo Guedes já não estava em campo - o português saiu ao intervalo, aparentemente por problemas físicos.

Após o golo de Mina, o Valência carregou e carregou, com Keylor Navas a fazer um par de boas defesas para manter o Real na frente. A equipa de Zinedine Zidane só encontraria o seu melhor futebol nos últimos 10 minutos, altura em que aumentou a vantagem no marcador. Primeiro foi Marcelo (84'), após uma boa combinação com Asensio pela esquerda. E aos 89', Kovacic tabelou de calcanhar com Toni Kroos à entrada da área, com o alemão a rematar com precisão cirúrgica para o cantinho inferior direito da baliza de Neto.

Com esta vitória, o Real Madrid, 4.º classificado, colocou-se apenas a 2 pontos do Valência, que é 3.º com 40 pontos. Mas os campeões em título têm menos um jogo.