Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Pareceu improvável que um intelectual de boulevard pudesse controlar balneários cheios de bárbaros desdentados

Wenger anunciou que vai deixar o Arsenal e não podemos noticiar sem analisar acontecimento assim. Porque Wenger é especial, ainda que não triunfal, pedimos ao escritor Bruno Vieira Amaral que nos explique o que nos aconteceu nestes 22 anos de Arsenal de um só homem: iremos a 1996, àquele dia em que o Arsenal apresentou Wenger como treinador e “os ingleses encontraram no francês com ar de mestre-escola da Provença o alvo ideal para os seus exercícios de ceticismo em relação a tudo o que vinha do continente”, e acabaremos nestes dias de 2018 em que Wenger se tornou “especialista em justificar os fracassos”

Bruno Vieira Amaral

epa

Partilhar

Arsène Wenger – Esta carreira teve duas partes distintas

Raymond Poulidor é um dos nomes míticos do ciclismo mundial. Nunca venceu o Tour, mas ficou em 2º lugar um número suficiente de vezes para garantir um lugar especial no panteão velocipédico e no coração do público. O azar de Poulidor (ele que foi, à sua época, a personificação do azar) foi ter sido contemporâneo de Jacques Anquetil e de Eddy Merckx, o Canibal. Para muitos o maior ciclista de sempre, Merckx não se preparava exclusivamente para o Tour ou para qualquer outra das grandes voltas. O seu objetivo era vencer tudo e todos. Mais do que um canibal, pronto a devorar os inimigos, era um Catóblepa, o animal mitológico que só podia olhar para baixo, como se todas as provas fossem um contra-relógio e o único adversário de Merckx fosse ele mesmo. Pode dizer-se que na primeira parte do seu longo consulado em Londres, Arsène Wenger foi Merckx e que, na segunda parte, foi Poulidor. Como se costuma dizer em linguagem de flash interview: “esta carreira teve duas partes distintas”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)