Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Augusto Inácio: “Se os outros forem melhores, parabéns aos outros. Se formos melhores, não deem os parabéns ao árbitro”

Augusto Inácio não teve papas na língua, nem hesitações, ao falar na conferência de imprensa após a vitória contra o FC Porto. O treinador do Moreirense criticou quem retirou a sua equipa da luta pelo apuramento e diz que não vai ao Algarve para “passar férias ou dar um mergulho

Expresso

JOSE COELHO/LUSA

Partilhar

"Vocês, jornalistas, estavam todos enganados. Davam como certo que o FC Porto ou o Belenenses, um deles, se ia apurar para o Algarve. Mas foi o Moreirense. Não tínhamos pensado muito nela, mas depois dos resultados, abriu-se um janela de oportunidade de lutarmos pelo apuramento, que não estava prevista.

Vocês não sabem o que se passou aqui, nem têm que saber, porque são coisas nossas. Mas o Mika, que estava com 40 graus de febre, foi jogar. O Podence teve uma infeção respiratória há três dias e também jogou. Só com um espírito muito grande, e com uma pontinha de sorte, que também se tem de dizer. O FC Porto foi melhor na primeira parte. Mas, na segunda, fomos fantásticos. Libertámo-nos quando toda a gente esperava que o Moreirense pudesse cair fisicamente. O Moreirense acabou por ter três ou quatro chances flagrantes que, para ser simpático, não deram golo por egoísmo dos nossos jogadores.

Admito que possa haver algo em que o FC Porto se possa sentir prejudicado, mas não queria falar nisso sem ver o jogo [na televisão]. Não tenho problemas em falar disto, porque acho que deve acabar o paradigma dos coitadinhos, de apenas se falarem quando são prejudicados. é altura de todos refletirem e terem o bom senso de, quando forem beneficiados, também falarem disso. Não vou comentar se têm razão ou não, porque ainda não vi.

Houve um jornalista que disse que o Inácio queria uma semana no Algarve, mas não era para passar férias ou tomar banho. Esta competição é tipicamente feita para estarem lá os grandes todos. Os outsiders aparecem de vez em quando, este ano foi o Moreirense. Nós, sem esperar, conseguimos ganhar na Feira, empatar com o Belenenenses e ganhar aqui. Não me vou deixar ludibriar por este vitória. Temos que ter muita atenção porque este clube não merece passar pelas aflições que está a passar e descer de divisão. Que me lembre, o Moreirense só fez um jogo mau, com o Arouca.

O resultado com o Belenenses, que estávamos a perder por 1-3 e empatámos 3-3, é um sinal de que, se não houver um espírito de sacríficio grande, como também houve hoje, o Moreirense não ganha jogos.

Ninguém pensava que o Moreirense tivesse esta atitude, este rigor tático, esta entreajuda, e conseguisse ganhar o jogo. O que o Moreirense vai fazer ao Algarve? Da mesma forma que não era tido nem achado neste grupo, estamos dentro, e vamos para lá com esse espírito. Ganhar algum jogo na final four será sempre um grande resultado para nós.

Se me perguntarem se tenhos esperanças de ganhar esta Taça da Liga, obviamente que tenho. Se não, mais valia não ir lá. Vamos lá para competir e tentar ganhar. Se os outros forem melhores, parabéns aos outros. Se formos melhores, não deem os parabéns ao árbitro.

Venham eles."