Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Uma taça (inédita), nenhum dos três grandes

A Taça da Liga será disputada esta noite entre o Sporting de Braga e o Moreirense (20h45, RTP1). Então e o Sporting? E o Porto? E o Benfica? Bola. Nenhum dos três grandes chegou à final da competição e, por isso mesmo, resolvemos dar um olhinho aos números relativos a esta taça (e outro aos da Taça de Portugal e da Supertaça)

Filipa Bulha Pereira

FRANCISCO LEONG

Partilhar

Mais títulos, mais adeptos e... mais finais. É assim a vida dos três grandes, habitualmente. Sporting, FC Porto e Benfica são presença assídua nas fases decisivas de várias competições. E se queremos provas concretas (é mesmo preciso?), basta olhar para os resultados da Taça da Liga, da Taça de Portugal ou mesmo da Supertaça. Mas nesta Taça da Liga...

1. Taça da Liga

Este ano, nenhum dos grandes integra a final. Dos dois, um: Sporting de Braga ou Moreirense, um deles vai levar a taça para casa, na décima edição da competição, que já está a fazer história.

É que, em dez épocas, o Benfica só não ganhou duas vezes (bom... agora, três). Entre as sete finais ganhas pelo clube da Luz, uma delas foi contra o FC Porto (2009/10) e outra contra o Sporting (2008/09).

A primeira edição da competição, em 2007/08, foi ganha nas grandes penalidades pelo Vitória de Setúbal de Carlos Carvalhal. Mas contra quem? Um dos grandes, claro. Dessa vez, foi o Sporting.

2012/2013 foi a última época em que nem Sporting, nem Benfica, nem Porto levaram a Taça para casa. Mas, mesmo assim, um deles esteve na final. O Sporting d Braga venceu o FC Porto por uma bola a zero.

E chegamos a 2016/17. Não admira que os adeptos estejam espantados. No Moreirense-Benfica, ouviu-se o tal "uau" que ditou uma final inédita nesta competição. Pela primeira vez, nenhum dos grandes fará parte do jogo decisivo da Taça da Liga. Momento raro, até porque o próprio formato da competição impede que os grandes se cruzem até às meias-finais da prova...

2. Taça de Portugal e Supertaça

A Taça de Portugal começou em 1938/39, teve 79 edições, e desde então, o Sporting, Benfica ou Porto só não a ganharam em 19 épocas.

E nessas mesmas 19 épocas, apenas seis não contaram com um dos três grandes na final. As estatísticas desta competição têm, portanto, três cores predominantes.

Já a Supertaça teve a primeira edição em 1979. Desde aí, teve já 38 edições e, uma vez mais, os números são como o algodão…não enganam.

Quatro edições não tiveram como vencedor um dos três clubes (três delas foram ganhas pelo Boavista e uma outra pelo Vitória de Guimarães.). Mas o que é mais curioso ainda é que mesmo nessas quatro “exceções à regra”, as finais contaram com um dos grandes -neste caso, foi sempre o FC Porto.

Contas feitas, a Taça da Liga deste ano ainda não foi para casa de ninguém e já faz história. A final deste ano é inédita e as provas estão (mais que) à vista.