Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Hoje há FC Porto-Tondela e isto é tudo o que precisa de saber

O encontro conta para a 22ª jornada da Liga NOS e tem como cenário o estádio do Dragão. Às 20h30 desta sexta-feira, o FC Porto recebe o Tondela e há sete factos a discutir

Filipa Bulha Pereira e Vanessa Portugal

FRANCISCO LEONG

Partilhar

1. As duas equipas já se encontraram esta época, em setembro. O jogo não aqueceu nem arrefeceu. O resultado foi um empate, sem qualquer golo registado no marcador.

2. O Tondela é o último classificado da Liga e o FC Porto é segundo. Ainda assim, apesar de assumir as dificuldades, Pepa - treinador do Tondela - afirma ir ao Dragão com o objetivo de pontuar.

3. Os dois clubes têm, atualmente, uma diferença de 36 pontos. A equipa de Nuno Espírito Santo soma 50 pontos e a equipa de Pepa soma 14 - e está em risco de descer de divisão.

4. Em novembro de 2015 deu-se o primeiro encontro entre os dois clubes. E a sorte esteve do lado do FC Porto. É que, para além de estarem a vencer por 1-0 (com um golo de Yacine Brahimi aos 28 minutos), Casillas defendeu um penalty perto do fim da partida. O resultado manteve-se, portanto, inalterado.

5. E desengane-se quem achar que o Tondela nunca ganhou ao clube do Dragão. Na segunda volta do campeonato do ano passado, a equipa então treinada por Petit levou a melhor, por 0-1.

6. Basta olhar para a tabela de classificações para perceber que esta não é, definitivamente, a melhor época do Tondela. Mas se quisermos ser mais específicos, importa dizer que a equipa vai para o Dragão após uma derrota em casa, contra o Feirense (0-1) e que, em 21 jogos, a equipa treinada por Pepa já teve mais derrotas (13) do que empates (5) e mais empates do que vitórias (3).

7. A arbitrar o jogo estará o bracarense Luís Ferreira. De relembrar que, na época passada, este foi o árbitro do Sporting-Tondela (18ª jornada da Liga NOS), que terminou com um polémico 2-2. Posteriormente, Luís Ferreira foi avaliado com nota negativa.