Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

O Benfica vai a Braga e há 10 pontos a referir

Sem Ederson (expulso no último jogo), o clube da Luz vai jogar a Braga esta noite, às 20h15, para a 22ª jornada da Liga NOS.

Filipa Bulha Pereira e Vanessa Portugal

Carlos Costa/ GETTY

Partilhar

1. Este será o encontro número 139 entre as duas equipas e há seis jogos consecutivos que o Braga não vence frente ao clube da Luz.

2. As duas equipas encontraram-se na meia-final da Liga Europa (época de 2010/2011) e os minhotos eliminaram o Benfica e defrontaram o vencedor desse ano, o também português FC Porto.

3. O Benfica levou para casa a Supertaça desta época. E contra quem foi o jogo? O SC Braga, pois claro. A equipa de Rui Vitória venceu por 3-0.

4. Já se encontraram esta época na Luz, na 5ª jornada da Liga NOS. O clube da casa venceu por três bolas a uma e Mitroglou brilhou com um bis.

5. Em mais de 60% dos encontros entre os dois clubes, a equipa de Rui Vitória saiu vitoriosa.

6. No que toca a golos, os adeptos do Benfica já gritaram de alegria cerca de 319 vezes, contra 117 gritos bracarenses.

7. A primeira goleada do histórico de encontros entre os clubes favorece o clube da Luz. Em 1960/61 golearam o Braga por 7-1. Mas esta não foi a maior...

8. Na segunda mão da Taça de Portugal de 1964/65, o Benfica marcou nove golos frente ao Braga e o adversário não reagiu. O 9-0 final contou com um bis de Eusébio em apenas dois minutos (30', 32').

9. Quanto a goleadas favoráveis aos bracarenses, destaca-se a época de 1953/54, quando golearam (em casa) o Benfica por 5-1.

10. A equipa de Jorge Simão (em quarto lugar da tabela) visita a Luz numa época de crise. É que não vencem há quatro jogos consecutivos (a última vitória foi em janeiro contra o Tondela) e agora enfrentam um dos (três) grandes após dois empates.