Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Sócios do Belenenses negam agressão a grávida e acusações de racismo

O Provedor dos Sócios do Belenenses desmentiu os problemas denunciados pelo jogador Abel Camará e acusou o jogador e a SAD de “desrespeito” pelo que diz serem “mentiras e calúnias”

O capitão Abel Camará está no centro da polémica gerada após a derrota do Belenenses contra o Paços de Ferreira

António Cotrim/Lusa

Partilhar

“Mentiras e calúnias”. É assim que o Provedor dos Sócios do Belenenses, Rodrigo Saraiva, qualifica as acusações de Abel Camará, jogador do clube que disse que um grupo de adeptos teria tentado agredir a sua companheira grávida (recorde AQUI).

Rodrigo Saraiva admite que existiu contestação após a derrota da equipa frente ao Paços de Ferreira, no domingo à noite, mas nega a versão que diz ter sido divulgada pela SAD do clube, gerida por Rui Pedro Soares.

Segunda-feira, o presidente do clube, Patrick Morais de Carvalho, também já tinha dito que o que se passou "é bem distante da versão alternativa transmitida à imprensa".

De acordo com o Provedor dos Sócios do Belenenses, que diz ter ouvido relatos de adeptos presentes no local e diz ter visto vídeos do sucedido, "é mentira que uma mulher grávida de um jogador (Abel Camará) tenha sido agredida".

Rodrigo Saraiva adianta também que esta "mentira" foi transmitida "pela empresa que gere a Belenenses SAD", a Codecity, liderada por Rui Pedro Soares, que está de relações cortadas com o clube, e vice-versa.

"O jogador em questão, bem como a empresa que gere a Belenenses SAD, são repetentes em atitudes de desrespeito pelos Sócios e Adeptos do Belenenses, pelo que não surpreende esta atitude de utilização de mentiras e calúnias", explica o Provedor, em comunicado enviado à Tribuna Expresso, acrescentando que deve ser colocado um processo por difamação à Codecity.

Rodrigo Saraiva nega também qualquer tipo de perseguição racista a Abel Camará. "É igualmente inaceitável e grave que se tente passar a ideia de existir uma perseguição ao jogador Abel Camará assente em racismo. Num clube cujos sócios têm como ídolos máximos Matateu e Vicente Lucas, os sócios jamais aceitarão serem acusados de racismo", explica.

Também esta tarde, Abel Camará esteve na sede do Sindicato dos Jogadores, juntamente com o plantel do Belenenses, dizendo ser "o patinho feio da equipa" e lamentando que a situação tivesse ultrapassado "todas as marcas".

Leia abaixo o comunicado do Provedor, reproduzido na íntegra.

Comunicado do Provedor dos Sócios do Belenenses

Na defesa dos Belenenses

Há sócios e adeptos do Clube de Futebol “Os Belenenses” a serem acusados de actos inaceitáveis e que, felizmente, não correspondem à Verdade.

Depois do último jogo da equipa da Belenenses SAD, em que esta averbou a sétima derrota consecutiva, sócios e adeptos do Belenenses protestaram. Algo que não é novo, nem no Belenenses, nem em qualquer Clube (ou SAD) do mundo.

Na verdade, estes protestos dirigidos à Belenenses SAD e a alguns jogadores não são recentes. Relativamente ao que está a ser divulgado em notícias, referindo-se a protestos na saída do estacionamento de jogadores, como referiu (e bem) o Presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”: "O que se passou, e que é bem distante da versão alternativa transmitida à imprensa, deve ser lamentado, fere a História quase centenária do CFB e ofende os sócios e adeptos a quem deve ser reconhecido o direito ao protesto desde que esses protestos não envolvam violência."

Na qualidade de Provedor dos Sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses” e após ter ouvido relatos de Sócios presentes, bem como ter visto vídeos existentes, É MENTIRA que uma mulher grávida de um jogador (Abel Camará) tenha sido agredida. Pelo que é inaceitável que esta mentira tenha sido transmitida pela empresa que gere a Belenenses SAD.

É inaceitável que se tente denegrir e ofender Sócios e Adeptos do Belenenses através de uma acusação de extrema gravidade.

Como é igualmente inaceitável e grave que se tente passar a ideia de existir uma perseguição ao jogador Abel Camará assente em racismo.

Num Clube cujos Sócios têm como ídolos máximos Matateu e Vicente Lucas, os Sócios jamais aceitarão serem acusados de racismo.

O jogador em questão, bem como a empresa que gere a Belenenses SAD, são repetentes em atitudes de desrespeito pelos Sócios e Adeptos do Belenenses, pelo que não surpreende esta atitude de utilização de mentiras e calúnias.

Na defesa dos Sócios e Adeptos do Clube de Futebol “Os Belenenses” repudio a utilização de mentiras e calúnias que são já uma marca registada de quem gere a Belenenses SAD, a que se juntou agora o sempre prestável presidente do Sindicato de Jogadores, deixando o apelo a que deixem de utilizar jogadores para hostilizar Sócios e Adeptos, e solicitando ao Clube de Futebol “Os Belenenses” para o caso deste episódio seguir para âmbito jurídico que seja colocado processo por difamação à empresa que gere a Belenenses SAD.

O Provedor dos Sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses”

Rodrigo Saraiva