Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Benfica, FC Porto e Sporting tentam dar continuidade ao bom arranque na I Liga

O tetracampeão Benfica e os rivais FC Porto e Sporting procuram manter-se na senda dos êxitos na segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, depois de todos terem protagonizado um início de prova muito convincente

Lusa

Partilhar

Na quarta-feira, os 'encarnados' tiveram o teste mais difícil, ao receberem o Sporting de Braga, que venceram por 3-1, repetindo o resultado obtido quatro dias antes frente a outra equipa minhota, o Vitória de Guimarães, na Supertaça Cândido de Oliveira.

No mesmo dia, o FC Porto foi ainda mais impressionante, ainda que perante um adversário, teoricamente, mais acessível, o Estoril-Praia, batido no estádio do Dragão por 4-0, enquanto o Sporting impôs-se por 2-0 no recinto do recém-promovido Desportivo das Aves.

Em busca de um inédito quinto título consecutivo, proeza apenas cometida uma vez no futebol português, pelo FC Porto, entre 1995 e 1999, o Benfica encerra na segunda-feira a ronda, frente ao Desportivo das Aves, que ainda hoje defronta o Vitória de Guimarães, no fecho da jornada inaugural.

A equipa lisboeta tem demonstrado algumas fragilidades defensivas, motivadas pelas transferências milionárias de Ederson, Lindelof e Nélson Semedo, mas reforçou a já poderosa capacidade ofensiva com a entrada do avançado Seferovic, que marcou nos dois jogos oficiais, tal como Jonas.

O treinador Rui Vitória começa a debater-se com problemas idênticos aos das últimas épocas, com as lesões de jogadores influentes, como o guarda-redes Júlio César, o defesa Grimaldo, os médios Carrillo, Zivkovic e André Horta e o avançado Mitroglou, enquanto Samaris cumpre três jogos de suspensão.

O FC Porto volta a defrontar um adversário acessível, ao deslocar-se no domingo ao reduto do Tondela, que na época passada se salvou da despromoção na última jornada, e que começou o campeonato desta temporada com um prometedor empate (1-1) na deslocação ao recinto do Feirense.

Ao contrário do rival lisboeta, o treinador Sérgio Conceição começou a trabalhar sem grandes motivos de preocupação em matéria de lesões, mas sofreu a primeira 'baixa' frente ao Estoril, o avançado Soares, ainda que o substituto Marega tenha estado à altura, marcando dois golos.

Tal como aconteceu no arranque do campeonato, o Sporting volta a ter 'honras' de abertura da ronda, ao receber na sexta-feira o Vitória de Setúbal, que na época passada venceu dois dos quatro jogos em que defrontou os 'leões'.

A equipa orientada por Jorge Jesus, que alinhou com cinco reforços no 'onze' inicial ante o Aves, vai iniciar um ciclo muito importante numa fase tão embrionária da época, por força da presença nos 'play-offs' da Liga dos Campeões, cuja primeira mão, frente ao Steaua Bucareste, está marcada já para terça-feira.

O Portimonense, atual quarto classificado, atrás dos três 'grandes' - já instalados nas posições 'habituais' com apenas um jogo disputado -, tem uma difícil deslocação a Braga, depois de ter assinalado com um triunfo por 2-1 sobre o Boavista o regresso ao escalão principal, após seis anos de ausência.

Tal como os algarvios e os três crónicos candidatos ao título, o Rio Ave e o Marítimo também se impuseram da primeira jornada, ambos em casa, de forma tangencial (1-0), visitando dois dos derrotados na estreia, respetivamente, o Boavista e Belenenses.

Programa da segunda jornada da I Liga:

Sexta-feira, 11 ago: Sporting - Vitória de Setúbal, 20:30 (Sport TV1).

Sábado, 12 ago: Moreirense - Feirense, 16:00 (Sport TV1); Belenenses - Marítimo, 18:15 (Sport TV1); Boavista - Rio Ave, 20:30 (Sport TV1).

Domingo, 13 ago: Paços de Ferreira - Desportivo das Aves, 16:00 (Sport TV1); Sporting de Braga - Portimonense, 18:00 (Sport TV1); Tondela - FC Porto, 20:15 (Sport TV1);

Segunda-feira, 14 ago: Estoril-Praia - Vitória de Guimarães, 19:00 (Sport TV1); Desportivo de Chaves - Benfica, 21:00 (Sport TV1).