Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Carlos Xistra apita clássico Sporting-FC Porto

Carlos Xistra foi o escolhido para arbitrar o jogo mais importante da 8ª jornada

Lusa

Carlos Xistra a falar com o portista Layún

FRANCISCO LEONG/GETTY

Partilhar

Carlos Xistra, da Associação de Castelo Branco, é o árbitro do clássico entre Sporting e FC Porto, jogo da oitava jornada da I Liga de futebol, agendado para domingo (19h15, SportTV1), no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Nas nomeações do Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi também escolhido Jorge Sousa para a visita do Benfica ao Marítimo, também no domingo, a partir das 21h30 (SportTV1).

O FC Porto lidera a I Liga com mais dois pontos do que o Sporting, enquanto o Benfica é terceiro, a cinco pontos da frente e apenas com mais um ponto em relação ao Marítimo, quarto classificado.

Carlos Xistra estará no seu oitavo embate entre 'grandes' e pela quarta vez num duelo entre Sporting e FC Porto. Xistra, de 43 anos, arbitrou três jogos entre 'leões' e 'dragões', apenas uma vez no campeonato, em 2007/08, com vitória do Sporting em casa (2-0); uma vez na Taça da Liga, com novo triunfo 'leonino' (4-1), em 2008/09; e uma vez na Supertaça.

Na decisão do troféu, a 16 de agosto de 2008, no Estádio do Algarve, uma vez mais a vitória coube ao Sporting, que venceu por 2-0, com um 'bis' de Yannick Djaló.

Em outros jogos com os principais candidatos a troféus em Portugal, Xistra esteve em três jogos entre Benfica e FC Porto, um dos quais a valer uma Supertaça aos 'dragões', em 2004, numas meias-finais da Taça de Portugal e num jogo da I Liga.

O seu último clássico opôs o Benfica ao FC Porto na última época, no Estádio da Luz, da 27.ª jornada da I Liga, que terminou 1-1, com Jonas a marcar, de grande penalidade, para as 'águias', e Maxi Pereira para os 'dragões'.