Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães perderam na Europa. E isto não acontecia há muito tempo

Foi uma semana triste para Portugal nas competições europeias. Tantas derrotas assim só em... 2007/08

Expresso

Alguns dos jogadores do Benfica em 2007/08: Quim, Luís Filipe, Binya, Leo, Katsouranis e Edcarlos

GIUSEPPE CACACE/GETTY

Partilhar

Se não se lembra da última vez que as equipas portuguesas tiveram uma jornada europeia assim tão negra, não se preocupe, essa falta de memória é normal. Porque já lá vai uma década desde que houve tantas derrotas lusas na Europa.

Só em 2007/08 se registaram tão maus resultados como os desta semana cinzenta, em que Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães sairam derrotados, respetivamente, por Manchester United, Leizig, Juventus, Ludogorets e Marselha, na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Na semana que se iniciou a 17 de setembro de 2007, registaram-se seis derrotas e um empate para equipas portuguesas na Europa. Na Liga dos Campeões, os representantes eram FC Porto, Sporting e Benfica, enquanto Sporting de Braga, Belenenses, Paços de Ferreira e União de Leiria estavam na (antiga) Taça UEFA.

O melhor resultado foi o do FC Porto, que empatou, em casa, contra o Liverpool (recorde aqui). De resto, só derrotas: o Benfica perdeu com o AC Milan, por 2-1, em Itália; o Sporting perdeu com o Manchester United, em Alvalade, com um golo marcado por Ronaldo; o Leiria perdeu 3-1, em Leverkusen; o Belenenses (de Jorge Jesus) perdeu 1-0, em Munique, com o Bayern; o Paços perdeu em casa com o AZ Alkmaar, 1-0; e o Sporting de Braga perdeu na Suécia com o Hammarby, 2-1.

Cristiano Ronaldo marcou ao Sporting, em Alvalade, em 2007, e pediu desculpa aos adeptos

Cristiano Ronaldo marcou ao Sporting, em Alvalade, em 2007, e pediu desculpa aos adeptos

FRANCISCO LEONG/GETTY

No que diz respeito ao ranking da UEFA (pode vê-lo AQUI), mantém-se tudo na mesma, ainda que Portugal, 7º classificado (tem em prova cinco equipas de possíveis seis), esteja a perder mais terreno para a Rússia, 6º classificado (tem em prova quatro equipas de cinco possíveis).

É que os russos já vão com 47,382 pontos e os portugueses só têm 42,248 pontos (cada clube conquista dois pontos por uma vitória e um ponto por empate). Mais atrás vem a Ucrânia, com 37,533 pontos.