Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Depois dos desaires europeus, a procura de redenção no campeonato - o que esperar da 9ª jornada

À 9ª jornada, o campeonato regressa com os três grandes a precisar de oportunidades de redenção. No sábado, o FC Porto recebe o Paços de Ferreira (20h30, SporTv). Se vencer, deixará, mais uma vez, a pressão da perseguição do lado do Sporting. No domingo, os leões acolhem em Alvalade o Desportivo de Chaves (20h15, SporTv) e o Benfica vai até à casa do Desportivo das Aves (18h00, SporTv). Svilar vai ser titular - promessa de Rui Vitória

Fábio Monteiro

O treinador Lito Vidigal

OCTAVIO PASSOS/Lusa

Partilhar

Depois de uma interrupção de duas semanas por causa de jogos da seleção, Taça de Portugal e Liga dos Campeões, o campeonato regressa com o Benfica, FC Porto e Sporting à procura de oportunidades de redenção devido aos desaires europeus desta semana. O Benfica, ao nível teórico, terá a deslocação mais fácil

FC Porto - Paços de Ferreira

Apesar das culpas que teve no primeiro golo do Leipzig, o FC Porto deverá entrar em campo no sábado com José Sá na baliza; Casillas vai ficar a aquecer o banco de suplentes, pois, no entender de Sérgio Conceição, conta o “Jogo” esta sexta-feira, o espanhol tem vindo mostrar “pouco empenho” nos treinos.

A derrota frente ao Leipzig foi a segunda da época dos dragões, sob a liderança de Sérgio Conceição. Tal como na Alemanha, a ausência de Tiquinho Soares irá fazer sentir-se. O ataque do FC Porto ficará, mais uma vez, reduzido à genica de Aboubakar, ao pulmão de Marega e à mira de Brahimi.

Na quinta-feira, Sérgio Conceição chamou Galeno e Luizão, dois jogadores da equipa B, ao treino da equipa principal. Os dois jovens já tinham sido utilizados no jogo frente ao Lusitano de Évora.

Com uma vitória diante do Paços de Ferreira, atual 10º classificado do campeonato, o FC Porto poderá consolidar a sua posição de líder e deixar a pressão do lado do Sporting, que só joga no domingo.

Sporting - Desportivo de Chaves

Jorge Jesus pode queixar-se de azar nos jogos europeus; a sua cruz, digamos, são sempre os últimos minutos, aqueles em que a equipa treme, sofre um golo e acaba derrotada. No encontro com o Desportivo de Chaves, atual 11º classificado da I Liga, o Sporting não se pode dar ao luxo de cometer erros. Ou os mesmos.

Apesar de o adversário ter um nível de qualidade de jogo muito diferente do Sporting, será importante evitar deslizes, já que o cenário mais provável é que no domingo o FC Porto tenha 25 pontos, mais cinco que os leões.

Esperam-se algumas facilidades “teóricas”: a equipa orientada por Luís Castro está “manca”. Djavan e Furlan estão lesionados. Matheus Pereira e Domingos Duarte, jogadores emprestados pelo Sporting, não vão poder jogar no embate.

Desportivo das Aves - Benfica

O que é certo: Mile Svilar vai jogar a titular pelos encarnados no domingo, mesmo depois do azar que teve frente ao Manchester United. Foi o que Rui Vitória prometeu. E é para cumprir, esperam os adeptos.

O encontro com o Desportivo das Aves deve dar oportunidade ao clube da Luz para respirar e voltar às vitórias, caso não ocorram surpresas.

O Aves está na décima oitava posição da I Liga e vai entrar em campo (mais ou menos) desfalcado. Ponck, Salvador Agra e Arango - jogadores emprestados pelo Benfica ao Aves - têm uma cláusula nos seus contratos que os proíbe de jogar contra a equipa que é dona do seu passe.

Desde a última jornada, houve mudanças internas no Aves: Lito Vidigal assumiu o lugar de treinador para tentar evitar uma - estatisticamente provável - descida de divisão.

“O Aves, certamente vai fazer um jogo para poder ganhar os três pontos. Não vai ser fácil, o Benfica vem de uma sequência de maus resultados, vai querer dar o melhor, mas nós queremos dar uma alegria a este povo da Vila das Aves e do concelho de Santo Tirso, que bem merece, e vamos querer fazer os três pontos”, assumiu Alexandre Guedes, jogador do Desportivo das Aves, em declarações à agência Lusa na quinta-feira.

Programa da nona jornada

Sexta-feira, 20 out:

Estoril-Praia – Boavista, 20:30 (Sport TV)

Sábado, 21 out:

Feirense – Rio Ave, 16:00 (Sport TV)

Vitória de Setúbal – Marítimo, 18:15 (Sport TV)

FC Porto – Paços de Ferreira, 20:30 (Sport TV)

Domingo, 22 out:

Tondela – Belenenses, 16:00 (Sport TV)

Desportivo das Aves – Benfica, 18:00 (Sport TV)

Sporting – Desportivo de Chaves, 20:15 (Sport TV)

Segunda-feira, 23 out:

Vitória de Guimarães – Portimonense, 19:00 (Sport TV)

Moreirense – Sporting de Braga, 19:00 (Sport TV)