Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Vamos voltar a ter videoárbitro em 2018/19

FPF e Liga anunciaram o prolongamento do projeto do videoárbitro para a época 2018/19, ressalvando o sucesso da experiência atual

Expresso

Gabriele Maltinti/Getty

Partilhar

A época 2017/18 ainda não acabou, mas já é certo que em 2018/19 haverá novamente videoárbitro em Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga anunciaram esta tarde o prolongamento do projeto do VAR em Portugal, garantindo que a experiência, esta época, tem sido um sucesso.

“Os resultados são evidentes. Neste momento há 16 decisões revertidas. Seriam más decisões, que foram transformadas em boas decisões. Nem que fosse só uma ou duas já deveríamos estar satisfeitos com o processo”, disse Fernando Gomes, presidente da FPF, em declarações ao portal do organismo.

“Temos feito a avaliação permanente da introdução deste projeto. Com algum tempo de antecedência, e planeando já as épocas futuras, tomámos a decisão de assumir os custos de mais um ano de videoárbitro, para permitir a consolidação do projeto e continuar a ajudar os árbitros na sua tomada de decisão”, acrescentou.

Também Pedro Proença, líder da Liga, se mostrou satisfeito com os resultados do VAR até agora. "Desde a primeira hora que aplaudimos esta decisão da Direção da Federação de implementar o videoárbitro. Foi uma das primeiras ligas a ter esta tecnologia introduzida nas suas competições, e os resultados são extremamente positivos", disse.

"O passo agora dado é a garantia de que este projeto tem condições de sustentabilidade, para que em 2018/19 possa prosseguir nas competições profissionais. Temos em primeiro lugar de agradecer à Federação pelo investimento que faz pelos clubes de futebol profissional, mas é também um investimento no futebol nacional”, acrescentou Proença.