Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Pedro Proença: “A introdução do VAR tem de ser elogiada por todos”

Para o presidente da Liga, tudo que se está a passar com o VAR "era expectável que acontecesse"

Expresso

Rui Duarte Silva

Partilhar

Segundo Pedro Proença, presidente da Liga portuguesa, o VAR chegou para ficar, dever ser elogiado e ainda pode melhorar. Isto, mesmo depois dos momentos de polémica originados pela arbitragem e pelo recurso ao vídeo-árbitro na última jornada.

“Como todos os sistemas novos, há uma grande margem de progressão para melhorar. Tudo que se está a passar era expectável que acontecesse, com toda a naturalidade de quem quer fazer melhor. É uma introdução que tem de ser elogiada por todos. Somos das cinco ligas profissionais que tem este meio tecnológico. Temos de ver coisas do lado positivo. Se não tivéssemos hoje VAR, que discussões teríamos de ter?” disse Pedro Proença à saída da Web Summit, esta terça-feira, em declarações ao “Jogo”.

“Quando a tecnologia foi pensada, sabíamos que tínhamos de passar por estas fases, com uma nova realidade que permite às equipas de arbitragem aferir o que se passa dentro do campo de forma diferente. Temos de dar tempo, isso é fundamental para não deixarmos morrer o futuro da arbitragem em todo o mundo”, sublinhou.