Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Direto ao assunto, sem medo de criticar seja quem for: uma análise ao futebol que vimos até agora

Fizemos o exame ao primeiro terço da temporada futebolística: por aqui há de ler sobre processos defensivos coriáceos, haverá reparos às doses esdrúxulas de chavões, desvendamos a pungência da primeira linha de pressão e prometemos que dificilmente encontrará um exame mais minucioso e contundente do que este

Rui Malheiro

Bas Dost a mostrar a Filipe quem é o melhor a saltar de olhos fechados

getty

Partilhar

O primeiro terço da temporada tem sido marcado pela quebra de dogmas. O principal, que os resultadistas acólitos de Rui Vitória procuraram tornar em verdade absoluta, passava por criar a ideia de que o melhor processo é não ter processo. O futebol elaborado, em forma de ode permanente ao futebol combinativo, do Rio Ave, a equipa com a ideia de jogo mais arrojada do campeonato, contraria-o com resultados, tal como procura fazer o Chaves, mesmo que os desfechos não acompanhem a qualidade de jogo que expõe num jogar onde a formação de triângulos alumia permanentemente o bom futebol.

Mas também podemos olhar para o Braga, com um dos planteis qualitativamente mais ricos da sua história, a crescer exponencialmente fruto da solidez que apresenta no processo defensivo, mas com espaço, fruto da elevada qualidade técnica e criatividade que apresenta do meio-campo para a frente, para atingir registos de nota artística bem superiores aos que tem expressado, ou para o Marítimo, uma equipa que parte de um processo defensivo coriáceo para a contundência na exploração de contragolpes e de lances de bola parada. Não há, por isso, um caminho único para o sucesso, mas é a partir da solidez de uma ideia de jogo e dos seus processos que se está bem mais perto de o filar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)