Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

De "vergonha, joguem à bola, joguem à bola", às lágrimas de Patrício e ao desabafo de Nelson (com vídeo)

Acompanhámos aqui, ao minuto, tudo o que aconteceu extra-jogo na final da Taça de Portugal, entre Sporting e Desportivo das Aves

Hugo Franco, Lídia Paralta Gomes e Expresso

MIGUEL A. LOPES

Partilhar

21h21
Saída do hotel sem problemas
Jogadores do Sporting já saem do hotel onde prepararam a final da Taça de Portugal. Há poucos adeptos no local e a saída está a fazer-se sem qualquer problema.

21h07
Jesus despede-se dos jogadores no hotel da equipa
Após a chegada do autocarro do Sporting ao hotel em Cascais, Jorge Jesus cumprimentou um a um os seus jogadores. Fábio Coentrão, que vai voltar ao Real Madrid, faz o mesmo.

20h41
Cenas de violência à saída do estádio
Não foi sempre fácil o trabalho da polícia à saída do Jamor. De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, durante este domingo foram detidas 22 pessoas, 14 das quais por posse de artefactos pirotécnicos (um destes detidos agrediu ainda uma equipa de reportagem da RTP), 3 por venda ilegal de bilhetes e 5 por ofensas à integridade física qualificada.

20h27
A crónica de uma semana horrível
A análise da Tribuna Expresso ao jogo da final da Taça, que acabou com a vitória do Desportivo das Aves, pode ser lida AQUI.

20h18
A emoção
Jorge Jesus: "O estado emocional dos jogadores... A técnica e a tática não são para ser analisadas hoje. Acabámos sem o troféu que devíamos ter conquistado. Boa noite a todos e obrigado".

20h10
'Cashball'

Nelson Lenho, visado na operação "Cashball", lamentou-se à RTP: "Há muitos abutres que põem o nome das pessoas em causa. Há muito mau dirigismo e estão a destruir o futebol em Portugal"

20h04
Palavra de PM
António Costa, à RTP: "Há uma separação muito clara entre comportamentos criminais e bons comportamentos. Hoje foi uma grande festa e uma grande licção. Tudo decorreu com a maior naturalidade e segurança"

20h03
Intervenção
Carga policial sobre alguns adeptos que são detidos à saida do Jamor.

19h56
Comunicação
A RTP adianta que ninguém do Sporting irá falar aos meios de Comunicação Social nas flash interviews.

19h47
Apupados
Na subida da escadaria, alguns dos jogadores do Sporting foram sinalizados por adeptos mais frustrados com a derrota na final da Taça de Portugal. Veja o vídeo abaixo

19h38
O vencedor
José Mota, à RTP: "Dou graças a Deus a ter aqui a minha família. Os adeptos nunca nos deixaram mal. Estão para sempre no meu coração. Não tenho pejo em dizer que esta massa associativa foi a melhor que já tive até hoje".

19h36
Facebook de Bruno, parte II
Bruno de Carvalho, novamente no Facebook: "Somos uma família! Calma! Mostrem que somos grandes e apoiem a equipa. Frustração nunca poderá separar uma família"

Pedro Fiuza

19h32
Consagração
Rui Patrício está inconsolável.

MIGUEL A. LOPES


19h26
O 'velhote'
Quim (42 anos), à RTP: "O herói não sou eu. Somos todos heróis. Quando fui para a Vila das Aves disse que ia ajudar a pôr o clube na 1.ª divisão. Agora, ganhar a Taça... Estamos de parabéns. Tentámos encarar o jogo como um jogo normal. Se pensássemos que era mais fácil, por aquilo que o Sporting está a passar, teria sido complicado. Foi um triunfo justíssimo. Temos de agradecer aos adeptos, isto é fantástico. Eu faço o que posso. Se isto tem sabor especial por ser frente a Jesus? Não"

19h22
Lágrimas
Rui Patrício agarrado ao médico Frederico Varanda a chorar copiosamente. Uma das imagens que marca este fim da final da Taça de Portugal

19h16
Bruno fala no FB
"Por favor sportinguistas não abandonem o campo. Não provoquem confusões! Apoiem os 90 minutos. O Sporting CP é isto! Apoiem a nossa equipa e o nosso clube", acaba de escrever Bruno de Carvalho no Facebook, conta que foi reativada esta tarde.

19h00
Polícia prepara-se
Polícia e stewards reposicionam-se em frente às claques do Sporting e também do Desportivo das Aves. Aconteceu após o 2.º golo, quando muitos adeptos do Sporting começaram a abandonar o estádio do Jamor. Reforço policial junto aos Ultras do Sporting. Mais de 50 operacionais das forças de segurança naquela zona e o número de continua a aumentar.

17h07
Siga em direto na Tribuna
Tic-tac, tic-tac, tic-tac... está quase aí o apito inicial do jogo, que pode acompanhar, ao minuto, aqui na Tribuna. Basta clicar AQUI.

17h04
Mais um adepto detido pela polícia
Faltam 10 minutos para o início do jogo e no total as autoridades já terão detido um total de 10 pessoas.

16h56
Marcelo Rebelo de Sousa chega ao Jamor
Foi uma decisão que ficou em suspenso até quase à hora do jogo mas por fim Marcelo Rebelo de Sousa decidiu assistir à final da Taça de Portugal. "O que me fez estar aqui é a imagem de Portugal no Mundo, lá fora. Não quero que se confunda o que se passou esta semana com aquilo que é o futebol português e essa ideia explica o porquê de estar aqui. Quero que se continue a olhar para Portugal como um exemplo", referiu o Presidente da República à entrada.

16h51
Primeiro-ministro já está no Estádio
António Costa chegou ao Jamor acompanhado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

16h47
E nem tudo está a correr bem, há pelo menos três detidos à entrada do estádio
Alguns adeptos não reagem bem quando os operacionais da PSP obrigam a deixar as garrafas de cerveja à entrada. Nada de novo para um jogo de futebol mas com a nuance que muitos destes adeptos passaram as últimas horas a ingerir álcool, o que pode explicar os ânimos mais exaltados de alguns. A PSP deteve pelo menos três pessoas, como se pode ver por estas imagens captadas pelo Expresso. São muitos os adeptos que entram no estádio visivelmente embriagados.

16h41
Claques do Sporting a entrar no estádio

D.R.

16h36
Mascotes em amena cavaqueira
O Vermelhinho é um pouco mais baixo que o Jubas, mas as mascotes do Aves e Sporting dão um exemplo de fair-play no Estádio Nacional.

16h34
E aqui também o onze do Desportivo das Aves, com Quim a titular
A equipa da Vila das Aves vai entrar em campo com: Quim; Rodrigo, Ponck, Diego Galo e Nélson Lenho; Vítor Gomes, Tissone e Braga; Amilton, Guedes e Nildo

16h28
Já há onze do Sporting!
Mesmo com seis pontos na cabeça, Bas Dost vai mesmo ser titular no Sporting. Piccini, lesionado, dá o lugar a Ristovski. Fica aqui em baixo o onze dos leões para o jogo da final da Taça de Portugal.

16h22
Estádio começa a encher
Já se ouve a música, a festa e as cadeiras começam a ficar ocupadas dentro do Estádio Nacional. A menos de uma hora do início do jogo, ainda há muito gente à espera de entrar. Os onzes das duas equipas devem estar aí a rebentar.

16h09
Streets of Fire
Apoteótica. A música que deu origem à banda sonora do filme dos anos 80 Streets of Fire, repete-se nas colunas de som de um autocarro oficial da organização. É uma das músicas de apoio não oficiais do dia. Cantada por adeptos verde-e-brancos

16h04
Adeptos à procura de bilhetes
A uma hora do início do jogo vários adeptos do Sporting abordam, quase desesperadamente, outros adeptos para tentar comprar bilhetes. De forma ilegal claro. Há muito que a final tem a lotação esgotada.

16h00
Segurança reforçada
Cordão de segurança com dezenas de operacionais da PSP chegam ao Jamor na mesma altura do autocarro que transporta a equipa do Sporting

15h50
Autocarro do Sporting acabou de chegar ao Jamor
A viagem foi curta e a equipa do Sporting já chegou ao Jamor, com muitos gritos de apoio por parte dos adeptos (mas também se ouviram alguns assobios...), ainda que a maior preocupação destes seja, neste momento, entrar no estádio o mais depressa possível.

15h45
Cinco pessoas detidas
À TVI e à SIC, o comissário da PSP Tiago Garcia confirma a detenção de cinco pessoas, uma por especulação e as restantes por posse de engenhos pirotécnicos. O agente confirmou também que as autoridades foram obrigadas a agir durante confrontos entre elementos da claque Directivo Ultras XXI.

15h37
A festa da Taça também é isto
A foto abaixo é de Miguel A. Lopes, da agência Lusa, e ganha uma importância desmedida depois de uma semana em que falámos muito de futebol e quase nunca pelos melhores motivos.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

15h32
Concerto da Juve Leo
Centenas de adeptos da claque Juventude Leonina dançam e cantam em frente a um DJ num pequeno palco não muito longe do estádio. São lançadas tochas com fumo de cor verde, num ambiente que mais parece o de uma discoteca ao ar livre na praia. É a festa da Juventude Leonina, claque que nos últimos dias tem estado debaixo das atenções por causa do alegado envolvimento no ataque aos jogadores na Academia de Alcochete

15h28
O Aves já vai a caminho, o Sporting quase
A equipa do Desportivo de Chaves já vai a caminho do Jamor, enquanto os jogadores do Sporting, em Cascais, vão entrando no autocarro que os levará ao Estádio Nacional. Segurança em torno do autocarro leonino, inclusivamente com carros descaracterizados da polícia, é muita. A equipa do Sporting foi visitada durante a tarde pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, Jaime Marta Soares, que não estará na tribuna a representar o Sporting: essa tarefa estará a cargo de Rui Carvalho e João Sampaio, respetivamente presidentes do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral da SAD leonina. A informação está a ser avançada pela TVI.

15h19
De barriga cheia, os adeptos entram no estádio
Este já era! Os adeptos começam a desmobilizar as zonas dos parques, onde a festa decorreu sem problemas e com adeptos dos dois clubes a conviverem. Os churrascos e os porcos no espeto, como sempre, foram os reis da festa que antecede as finais da Taça de Portugal. E depois do que aconteceu durante a semana, a festa é quase uma catarse.

15h12
É oficial. Há enchente no Jamor
Perdoem-nos o cliche. Mas há um mar de cores verdes e brancas em redor do estádio nacional, em Oeiras. As ruas de terra e asfalto estão cheias de gente, que circula em todas as direções, vestidas com o equipamento da equipa liderada por Jorge Jesus.

15h10
Camisolas das velhas (mas não demasiado) glórias
Um périplo pelo Jamor faz tirar algumas conclusões instantâneas. As camisolas que vestem os adeptos têm em grande parte inscritos os nomes das velhas glórias de tempos ainda recentes. Slimani, Acosta e Adrien Silva parecem ser os que deixaram mais saudades em Alvalade. Do plantel que vai subir este domingo ao relvado do Jamor, há um favorito: o holandês Bas Dost. Principalmente nas fãs femininas.

15h07
Segurança vs petardos
São dezenas os petardos e foguetes atirados para o ar, alguns deles em zonas próximas onde se encontram as carrinhas da PSP. Vários elementos da Unidade Especial de Polícia caminham a pé pelo recinto, e junto de grupos que tinham rebentado um petardo (pelas 14h30h), mas optam por nada fazer ou dizer aos adeptos. A presença da PSP é bem visível em todos os pontos do Jamor, e talvez mais reforçada junto à zona da Entrada da Maratona, onde daqui a pouco tempo irão entrar as equipas de futebol do Sporting e do Desportivo das Aves.

15h01
Marcelo vai estar no Jamor
O Presidente da República decidiu finalmente estar presente na final da Taça e vai assistir ao jogo.

14h50
Adeptos já entram no estádio
Já abriram as portas do Estádio do Jamor e os primeiros adeptos já entraram. Para já, tudo tranquilo e a bom ritmo.

Boa tarde! Sporting e Desportivo das Aves disputam a partir das 17h15 a final da Taça de Portugal 2017/18, um jogo marcado pelos acontecimentos desta semana na cúpula leonina, após as agressões aos jogadores e staff técnico em Alcochete. Este é por isso um encontro que é muito mais que um encontro, mas a festa da Taça de Portugal, essa vai acontecer. E sem Bruno de Carvalho, que disse no sábado não ter condições para estar presente no Jamor.

Acompanhe aqui ao minuto tudo o que vai acontecer antes do apito inicial.