Tribuna Expresso

Perfil

Hóquei em Patins

Portugal foi terceiro na fase de grupos. Agora está na final do Mundial em hóquei em patins

Depois de uma fase grupos muito fraca, chegando aos quartos-de-final graças a um terceiro lugar e com uma solitária vitória, a seleção das quinas derrotou a Argentina por 5-0 nas meias-finais do Mundial de hóquei em patins, que está a decorrer na China. Na final, Portugal irá defrontar a Espanha

Fábio Monteiro

Fernando Veludo/Lusa

Partilhar

Portugal encontrou o seu némesis - pelo menos, o deste Mundial - dentro de um campo de hóquei em patins esta sexta-feira. E venceu por 5-0, quando muitos davam por certa a derrota.

Tal como aconteceu frente à seleção de Moçambique nos quartos, Portugal mostrou todos os seus dotes frente à Argentina e concretizou a sua melhor exibição da competição, que está a decorrer na China.

O encontro começou com a colisão das duas equipas, ambas muito estratégicas, com muitas transições de velocidade. Durante os primeiros vinte e cinco minutos, Portugal mostrou muita concentração defensiva, cortando muitos passes. Mas não houve golos para os dois lados. A Argentina mandou uma ‘stickada’ à barra e Portugal esteve quase quase a marcar no último minuto.

No segundo tempo, a Argentina entrou a atacar e o jogo mudou. Ângelo Girão defendeu uma grande penalidade, batida do Nicolia, aos 27 minutos. Pouco depois, aos 31 minutos, Reinaldo Ventura converteu uma grande penalidade.

Hélder Nunes, num contra-ataque, marcou aos 39 minutos o segundo golo o encontro. Aos 45 minutos, Hélder Nunes, mais uma vez de bola parada, bisou.

Perto dos cinquenta minutos, Reinaldo Ventura 'driblou' diante do guarda-redes da Argentina e marcou o quarto tento da partida. Hélder Nunes, quando faltavam quatro segundos para o apito final do jogo, marcou o seu terceiro golo da partida.

Relembremos: a Argentina, que fez parte do grupo A durante a fase de qualificação, ganhou a Portugal por 5-2 no jogo inaugural desta competição.

Na final, sábado (11h30, RTP1), Portugal irá defrontar a Espanha, vice-campeã mundial em 2015. Desde 2003 que a seleção portuguesa não conquista o título mundial de hóquei em patins.