Tribuna Expresso

Perfil

Jogos Olímpicos

Nelson Évora: “O 'velho' conseguiu ser o melhor da Europa aqui nos Jogos”

Atleta não foi além do 6.º lugar na final olímpica do triplo salto, mas mostra-se satisfeito por ter sido o melhor europeu

Expresso

BERND THISSEN / Reuters

Partilhar

Com os 17,03 metros alcançados durante o terceiro dos seis saltos da final olímpica do triplo, Nelson Évora alcançou apenas o 6.º lugar entre 12 finalistas, mas estabeleceu a sua melhor marca da época. Todos esperavam que o atleta pudesse repetir o pódio olímpico depois do ouro conquistado em Pequim há oito anos. Mesmo assim, o atleta mostra-se satisfeito com a sua prestação, sobretudo atendendo às condições em que este resultado foi alcançado e depois de uma época complicada.

"Depois da época que eu fiz, que foi muito pouca positiva e com tantas dificuldades em encontrar bons saltos, consegui ter alguma consistência e arrisquei. Consegui fazer aqui a minha melhor marca da tempotrrada é satisfatório. Ficou aquém das expectativas mas fiz uma boa prova."

Sabendo que era uma das maiores esperanças de Portugal para chegar às medalhas, Nelson diz que a final olímpica foi uma competição complicada. "Muitos vão pensar que foi uma desilusão. Foi como foi, só quem está cá é que sabe o que passamos ali dentro. Antes de tudo acontecer, sabíamos que iria ser uma competição muito dura".

E analisando a sua prova: "O 'velho' conseguiu ser o melhor da Europa aqui nos Jogos. Tenho de estar feliz. Ambicionava mais. O meu treinador espelhou isso. Mas não se fazem milagres. Tentámos fazer o melhor, por Portugal e por tudo o que passámos, mas valeu a pena esta luta."

Relativamente ao futuro, Nelson mostra-se esperançoso: "Não sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã. Para mim estes não são os últimos Jogos Olímpicos, espero chegar aos trinta e poucos anos em boa forma, com boa saúde e com esta alegria."