Tribuna Expresso

Perfil

Jogos Olímpicos

Lembra-se do tipo que desfilou na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio em tronco nu? Fez o mesmo na Coreia do Sul (com 2 graus negativos...)

Apesar das temperaturas negativas que se fazem sentir na Coreia do Sul, Pita Taufatofua desfilou em tronco nu na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno: “Não vou congelar. Eu sou de Tonga”

Expresso e Lusa

“Não vou congelar. Eu sou de Tonga", disse Pita Taufatofua, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, na Coreia de Sul

Jamie Squire/Getty

Partilhar

O atleta tonganês Pita Taufatofua voltou hoje a captar atenções na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, na Coreia do Sul, ao desfilar em tronco nu, com a bandeira do seu país.

Indiferente às condições climatéricas, Taufatofua, que irá competir na modalidade de ‘cross-country’ (onde também estará o português Kequyen Lam), repetiu o desfile de há cerca de dois anos, quando representou o Tonga nos Jogos Olímpicos de Verão Rio2016, em taekwondo.

“Não vou congelar. Eu sou de Tonga. Navegamos pelo Pacífico. Isto não é nada. É um pouco mais quente estar no Rio do que aqui, mas quando se consegue representar o país é sempre um bom momento", disse o porta-estandarte de Tonga, que tem 34 anos, aos canais de comunicação de PyeongChang2018.

Taufatofua, que representa uma ilha tropical do Pacífico Sul onde não neva, apenas aderiu à modalidade de ‘cross-country’ no ano passado e a sua qualificação olímpica foi já à última da hora.

"É a coisa [cross-country] mais difícil que já fiz. O taekwondo é intenso, alguém tenta pontapear a nossa cabeça. A esquiar, sentimos dor por uma hora. É uma questão de sentir dor curta e dor longa, mas eu amo os dois desportos”, disse.

Pita Taufatofua nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Pita Taufatofua nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Ezra Shaw/Getty