Tribuna Expresso

Perfil

Jogos Paralímpicos

Paralímpicos: Luís Gonçalves conquista bronze

O atleta português conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze nos 400 metros T12, a primeira para Portugal nos Jogos Paralímpicos 2016

Lusa

Comentários

Alexandre Loureiro/GETTY

Partilhar

O atleta português Luís Gonçalves conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze nos 400 metros T12 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos.

Esta foi a primeira medalha conquistada por Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2016, que decorrem no Rio de Janeiro, Brasil, competição na qual participam 37 atletas portugueses, em sete modalidades.

Na final masculina dos 400 metros de atletismo T12, Luís Gonçalves fez um tempo de 49,54 segundos, terminando atrás do chinês Qichao Sun (48,57), medalha de ouro, e do marroquino Mahdi Afri (49,00), que arrecadou a prata.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o atleta. Numa nota intitulada "Parabéns Luís Gonçalves!" divulgada na página da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado declara: "Felicito muito efusivamente o atleta Luís Gonçalves pela conquista da medalha de bronze".

"Esta conquista é um enorme orgulho para todos os portugueses e enche-nos a todos de alegria. Muito obrigado e muitos parabéns!", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

O atleta português, que representa o Sporting, já tinha conquistado a medalha de prata na mesma distância nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008.

Luís Gonçalves não esteve presente nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, devido a um controlo positivo de 'doping', que o afastou da competição entre 2012 e 2014.