Tribuna Expresso

Perfil

Jogos Paralímpicos

3m48s29, o tempo que nos fez parar no tempo (como é que quatro paraolímpicos foram mais rápidos que o campeão olímpico?)

O improvável aconteceu: na final dos 1500 metros nos Jogos Paralímpicos, os quatro primeiros classificados foram mais rápidos que o campeão Olímpico. Porquê?

Alexandra Simões de Abreu

O VENCEDOR Abdellatif Baka bateu a marca de Matthew Centrowitz nos JO do Rio

reuters

Partilhar

Abdellatif Baka, Tamiru Demisse, Henry Kirwa e Fouad Baka. Estes são os primeiros quatro classificados dos 1500m dos Jogos Paralímpicos (JP), que decorrem no Rio de Janeiro. Isto não teria nada de estranho não fora o caso de qualquer um deles ter feito melhor tempo que o vencedor da medalha de ouro na mesma distância nos Jogos Olímpicos (JO), o norte-americano Matthew Centrowitz.

Primeiro, vamos aos factos. Centrowitz conquistou o ouro com o tempo de 3m50s; nos JP, o argelino Abdellatif Baka terminou a mesma distância em 3m48s29, o etíope Tamiru Demisse levou a prata com 3m48s49, o queniano Henry Kirwa ficou bronze com 3m49s59 e até o quarto colocado, o argelino Fouad Baka, irmão do campeão Abdellatif, completou a prova em 3m49s84, mais rápido que o norte-americano Centrowitz.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)