Tribuna Expresso

Perfil

Lá Em Casa Mando Eu

Aboubakar está para o FC Porto como Hugo Soares para a bancada parlamentar do PSD: é o único candidato (diz Lá em Casa Mando Eu)

Catarina Pereira analisa a "rebaldaria" de mais um jogo de pré-época, em que o FC Porto derrotou o Vitória de Guimarães por 2-0, mas desconfia de Aboubakar (e de Hugo Soares): lá porque é o único candidato, não quer dizer que esteja à altura

Catarina Pereira

Aboubakar está de volta ao FC Porto

MIGUEL RIOPA/GETTY

Partilhar

Casillas

Tem o lugar ameaçado pela grande contratação do mercado de verão - Vaná - e isso nota-se na maneira como espera ansiosamente na pequena área por uma oportunidade de mostrar o seu potencial. Infelizmente, o Vitória nem sequer ameaçou a nossa baliza enquanto esteve em campo, deixando-nos na dúvida se tem qualidade suficiente para a exigente tarefa. Aguardemos por novas chances de avaliar as suas capacidades. Tem ar de quem até pode ir longe na carreira.

Ricardo Pereira

Foi muito aplaudido pelos adeptos do Vitória, talvez porque marcou um golo ao Benfica e lhes deu a Taça, talvez porque a partir desta época vamos passar todos a aplaudir os talentos das outras equipas, dando um bonito exemplo de fair-play ao mundo. Entretanto, muito se tem falado sobre o "problema" que será sentar Maxi Pereira no banco, como se o uruguaio passasse a ser o único neste país a ser muito bem pago para não fazer nada. Ora, por mim, desde que o lugar fique entregue a alguém da família Pereira, está tudo bem. Não vai ser por aqui que me vou chatear.

Felipe

Destacou-se aos 61 minutos, quando tirou um golo do adversário em cima da linha, depois de José Sá ter facilitado na saída da bola. O lance é polémico e só o facto de ainda nos encontrarmos na pré-época explica que os adeptos do Vitória não tenham batido na própria mãe e invadido umas terras em protesto.

Marcano

Envergou a braçadeira de capitão e foi visto a defender os colegas perante o árbitro, além de ter executado um passe longo para o golo de Soares, mesmo tendo escorregado. Dois factos que provam que tudo pode acontecer na pré-época.

Alex Telles

Tem, claramente, carta branca para subir pelo corredor lateral e fazer o que muito bem lhe apetece. Estou a favor, quando isso significar cruzamentos perigosos e desmarcações inteligentes. Estou contra, quando isso significar um extremo-direito manhoso a subir sem oposição num jogo que valha três pontos. Fica o aviso.

Danilo

Adivinha-se uma época muito trabalhosa para o comendador, fruto da aparente exposição defensiva da equipa e da falta de ajuda na sua zona do meio-campo. Como é óbvio, estou confiante que vai resolver tudo lá atrás e ainda vai colaborar na frente, além de, pelo caminho, descobrir quem roubou as armas em Tancos.

Óliver

Continua a ter como missão organizar o jogo da equipa, mas não vamos exigir-lhe já que o faça na perfeição. Vamos ter paciência e dar-lhe tempo suficiente para esquecer os desenhos de Nuno Espírito Santo.

Otávio

Entrou em campo com todo o fulgor próprio da juventude e da ingenuidade de quem acha que pode tirar o lugar a Brahimi. A verdade é que parece confortável no novo esquema da equipa, já que gosta de velocidade e de decidir rapidamente. Só que continua a desaparecer no jogo à medida que vai ficando cansado, portanto talvez valha a pena explicar-lhe que isto das mil substituições durante os 90 minutos é tanga.

Corona

Em apenas 45 minutos, deu para ver que parece estar exatamente no ponto em que ficou a época passada: __________________ (completar com descrição que não seja nem demasiado elogiosa, nem demasiado insultuosa para com o rapaz, porque ele não merece nenhuma das duas).

Aboubakar

Aboubakar está para o ataque do FC Porto como Hugo Soares para a liderança da bancada parlamentar do PSD: o facto de ter aparecido como o único candidato, não quer dizer que esteja à altura do cargo. Mas vá, fez um bom golo, na sequência de um erro adversário, e até já vai em três durante a pré-época, pelo que só posso desejar estar profundamente errada neste seu regresso.

Soares

O ano passado chegou a tempo de ajudar a resolver vários jogos com golos e, curiosamente, acabou a ver o seu suplente a ser vendido por muitos milhões. Esta época, proponho-lhe um desafio mais interessante: continuar a resolver vários jogos com golos e acabar a ver o seu companheiro de ataque a ser vendido por muitos milhões até ao dia 31 de agosto.

José Sá

Tem o lugar ameaçado pela grande contratação do mercado de verão - Vaná - e isso nota -se na maneira como espera ansiosamente na pequena área por uma oportunidade de mostrar o seu estilo.

André André

Como qualquer portista neste momento da pré-época, André André está preocupado com o interesse do PSG em Danilo e com a venda de Rúben Neves ao Wolvercoiso. Sendo assim, teve a atitude mais inteligente que podia ter: entrou na segunda parte e fez imediatamente uma falta dura para expulsão, mostrando ao treinador como é perigoso achar que temos plantel suficiente para tapar todos os buracos.

Maxi Pereira

Entrou na segunda parte para justificar parte do salário e para se poder avaliar a prestação de Ricardo Pereira mais adiantado no terreno. Tendo em conta a quantidade de contratações deste ano, é bom que os jogadores se habituem mesmo a fazer várias posições. Menos guarda-redes, vá, aí não se preocupem que se for preciso vamos buscar mais um.

Herrera

À entrada para a quinta época no FCPorto, é o mais experiente do plantel, mas este ano tem a concorrência feroz dos médios fortes, rápidos, talentosos e criativos que contratámos. AH! AH! AH! Estou a brincar. Herrera está à vontade, não se passa nada naquela zona do campo, porque estamos super confiantes nos jogadores que já tínhamos!

Layún

Para não dizerem que eu só vejo o lado negativo das coisas: obrigada pelos nossos laterais, gosto muito do nosso quinteto para as duas posições. E, se formos a ver bem, o Maxi pode entrar para a direita e o Ricardo subir, enquanto o Alex fica na esquerda e o Layún pode jogar mais à frente, isto se o Rafa Soares não discutir o lugar, enfim, tantas omeletes que se podem fazer com cinco ovos.

Brahimi

Parece-me com aquele ar sonhador de quem ainda espera que um tubarão qualquer o venha buscar. Desculpa, rapaz, mas esperemos que não, precisamos que não.

Marega

Como falhou o primeiro estágio, Sérgio Conceição já o avisou que está a começar atrás dos "adversários" por um lugar na equipa. Deixo-lhe também aqui o meu aviso: como falhou a primeira oportunidade no FC Porto, também tenho dificuldades em imaginá-lo à frente de alguém nessa luta.

Martins Indi

Ia jurar que li algures que tinha sido vendido por uma boa quantia. Uma pessoa mete-se a acreditar nas notícias e depois é surpreendida a poucos minutos do fim com esta entrada.

Mikel

Uma lesão afastou-o do plantel aqui há uns anos e obrigou Lopetegui a recorrer a um tal de Rúben Neves. Nunca saberemos se a esta hora não devíamos estar a lamentar a saída de Mikel por apenas 18 milhões de euros para uma equipa qualquer do Jorge Mendes.

Hernâni

Não me esqueci de ninguém, pois não? Isto hoje foi difícil de acompanhar. Venham de lá os jogos a sério para não ser esta rebaldaria.