Tribuna Expresso

Perfil

Lá Em Casa Mando Eu

Lá em Casa Mando Eu só tem maravilhas a dizer deste FC Porto (até de Aboubakar e... Herrera)

Catarina Pereira está encantada com o FC Porto de Sérgio Conceição, que derrotou o Portimonense em mais um jogo de pré-época

Catarina Pereira, Lá em Casa Mando Eu

Herrera e Aboubakar, jogadores do FC Porto

MIGUEL RIOPA/GETTY

Partilhar

Casillas

Casillas está prestes a começar a terceira época no FC Porto. Ora aí está uma frase que, se ma dissessem há uns 5/10/15 anos, me ia fazer dar um salto na cadeira. É um facto que ainda hoje, de vez em quando, dou por mim a pensar nisto e me surpreende sempre que esteja mesmo a acontecer. Era como se agora, de repente, me dissessem "Neuer está prestes a começar a terceira época no FC Porto". Não fazia sentido nenhum. Até porque daqui a 5/10/15 anos o Neuer seria sempre suplente do Vaná, grande contratação deste mercado.


Ricardo Pereira

Facto número 1: não vi nenhum jogo do Nice nas últimas duas épocas. Facto número 2: não vi nenhum minuto do Ricardo Pereira com a camisola do Nice nas últimas duas épocas. Facto número 3: passei à frente as páginas de jornal que referiam as boas exibições de Ricardo Pereira no Nice durante as duas últimas épocas. Facto número 4: ouvi muitos adeptos portistas a referirem as boas exibições do Ricardo Pereira no Nice nas duas últimas épocas e só pensei "gostava de ser assim otimista". Facto número 5: ouvi alguns comentadores a referirem as boas exibições do Ricardo Pereira no Nice nas duas últimas épocas e só pensei "lá estão estes a tentar destabilizar o nosso Maxizinho, coitadinho". Agora imaginem a surpresa que isto é para mim!


Felipe

Continua forte e autoritário no eixo da defesa, mesmo que ainda se note alguma timidez no que à intimidação dos adversários diz respeito. Com o avançar da época, estou confiante que começarão a surgir os avançados de outras equipas a chorar e a pedir que lhes tragam a mamã.

Marcano

Não ficou propriamente bem no golo do Portimonense, mas a pré-época também tem de servir para corrigirmos o buraco que às vezes surge entre Alex Telles e Marcano. Redimiu-se aos 60 minutos, com um excelente duplo corte numa jogada de perigo na mesma zona do campo, mas acabou lesionado. Passa então a ser a segunda pessoa a quem desejo as mais rápidas melhoras em termos de saúde.

Alex Telles

Está pronto para correr uma maratona a cada partida e voltou às assistências que lhe exigimos. Depois disso adormeceu um bocadinho, mas pelo menos mostrou-se um homem prevenido ao ter entrado desde logo de pijama em campo.

Danilo

Vindo dos confins da Taça das Confederações, onde tentou libertar William Carvalho da escravatura da titularidade, Danilo desembarcou na Pedra do Dragão e logo começou a fazer planos para tomar os Sete Reinos. Pelo que sabemos até agora, terá à sua frente no meio-campo e nas alas três dragões: Óliver, Brahimi e Corona. Atrás, conta com os fiéis senhores Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, que lhe juraram lealdade e prometem lutar por ele. A época vai ser dura e não será fácil derrubar a Segunda Circular e os seus aliados dos e-mails, mas Danilo estará cá para nos liderar nesta Guerra dos Tronos.


Óliver

Há uma empresária que diz que o seu nome consta da lista de vítimas da tragédia de Nuno Espírito Santo, mas Óliver parece já ter recuperado. O passe que faz a desmarcar Soares na jogada do terceiro golo portista é daquelas coisas que valem 20 milhões de euros.



Corona

Desafio-vos a fazerem uma piada sobre o Corona. A sério, digam-me lá que característica tem ele de especial, que grande asneira ele fez, que momento eternizou, qualquer coisa por onde pegar.

Brahimi

Desta vez, foi titular em vez de Otávio e fez mais do que o suficiente para mostrar por que deve ser o dono do lugar. Jogou, fintou, marcou e foi sempre o irrequieto do costume. Isto agora é só ter cuidado com os quartos árbitros para não o perdermos.

Aboubakar

Começa a ser difícil dizer mal dele, uma vez que voltou a marcar. No entanto, vou tentar: se receber dois toques no telemóvel de um número internacional, não devolva a chamada, pode ser burla. Se receber um avançado do empréstimo a um clube internacional, não o devolva, pode ser necessário porque não comprámos ninguém.

Soares

Logo aos oito minutos, marcou o primeiro golo do jogo, no qual me pareceu estar em fora de jogo, mas o vídeo-árbitro não viu porque ainda estava a festejar o golo mal anulado ao Aboubakar uns minutos antes.


José Sá

Ainda fez uma ou duas defesas nos 45 minutos em que jogou, mas não terá hipótese quando a grande contratação Vaná entrar em ação.



Maxi Pereira

Começou novamente no banco e já parece não haver muitas dúvidas que perdeu o lugar para Ricardo Pereira. No entanto, entrou na segunda parte para o lugar de Corona, levando Ricardo Pereira a subir novamente no campo, e foi visto várias vezes lá à frente a mostrar que é bom que contem com ele. Ou seja, o uruguaio é a única pessoa que está no Algarve e não aproveita as férias.

André André

Entrou na segunda parte para o lugar de Danilo e desta vez decidiu não ser expulso imediatamente, levando-me a crer que está numa fase de aprendizagem na vida.

Herrera

Entrou na segunda parte para o lugar de Óliver e o melhor elogio que lhe posso fazer é que não se notou grande diferença. Não sei o que será o meu futuro na Tribuna se ele continuar a jogar bem.


Layún

O FC Porto tem laterais a mais. Resta saber se, até ao dia 31 de agosto, alguém paga muito pelo Ricardo Pereira, alguém se farta de pagar muito ao Maxi Pereira, alguém pede o Rafa Soares emprestado ou alguém do Toys "R" Us de Vila Nova de Gaia pode voltar a construir um muro.

Reyes

Tinha ideia que este rapazito tinha dito mal do FC Porto, mas ainda demorei três páginas do Google a encontrar isso. Portanto, não vou dar muito importância a tal sacrilégio.


Martins Indi

Vamos tirar um momento para pensar no senhor que inventou o limite das três substituições e para agradecer-lhe essa regra que separa o futebol de outros desportos em que pode estar sempre a entrar e a sair alguém, inclusive a mesma pessoa. É por causa desse senhor que não se substituem centrais, a não ser em caso de lesão, ou de Maicon.

Otávio

Passou à condição de suplente porque o plantel do FC Porto está recheado de excelentes jogadores e isto de não contratarmos ninguém é porque não precisamos, ao contrário de outros, que estão desesperados à procura de acertar em alguém que jogue à bola. Coitados.

Hernâni

Entrou e desde logo iniciou a jogada do quarto golo e marcou o quinto, provando que a sua missão na Terra é tornar a espécie humana mais rápida.


Marega

Admito que só o vi a cair no chão a pedir penálti e a dominar mal uma bola. Talvez o tenhamos de emprestar ao Vitória de Guimarães para o vermos melhor.

João Teixeira

Teria um enorme futuro naqueles desportos em que pode estar sempre a entrar e a sair alguém, inclusive a mesma pessoa.