Tribuna Expresso

Perfil

Lá Em Casa Mando Eu

Precisamos é de gajos com nomes a sério, como o Antunes. Alguém quer ir à Rússia gritar: “Corre Eliseu! (lol)” - por Lá Em Casa mando Eu

Pedimos a Catarina Pereira para que nos dissesse qual o onze que gostaria de ver no jogo desta terça-feira, contra os EUA (20h45, RTP1). E foi isto

Catarina Pereira, Lá Em Casa Mando Eu

Martin Rose

Partilhar

José Sá

Quando Fernando Santos anunciou os 23 nomes que lhe saíram à sorte para esta convocatória, fez questão de referir que José Sá não estava ali para substituir o "indiscutível" Rui Patrício. Bem sei que não fica bem guardar este rancor ao engenheiro do penta (e julgo que, para alguns, o selecionador campeão europeu), mas a verdade é que não gostei nada de o ouvir. Felizmente, ao contrário de mim, José Sá é muito boa pessoa e decerto foi para o estágio da seleção mostrar o trabalho que convenceu Sérgio Conceição a deixar um guarda-redes campeão da europa, do mundo e das redes sociais no banco. Por isso, penso que o mínimo que Fernando Santos pode agora fazer é dar-lhe a titularidade neste jogo e, na conferência de imprensa no final, admitir que esteve sempre errado e que Rui Patrício só parecia o melhor guarda-redes português porque estávamos habituados a ter de estar sempre a levantar a cabeça.

Ricardo Pereira

Um dos princípios básicos que regem a minha relação com a seleção ao longo dos tempos é esperar que os jogadores do FC Porto sejam pouco utilizados. No entanto, no caso de Ricardo, há muito que anseio por esta oportunidade. E, por acaso, por mim, nem se trata de fazer justiça a um dos atuais melhores laterais portugueses, porque, do pouco que sei da seleção, julgo ter percebido que Fernando Santos continua a achar que Cedric é o melhor para este lugar (lol). A verdade é que anseio por esta oportunidade porque, do que me foi dado a ver na minha equipa até agora, o que falta a Ricardo é um bocadinho mais de... Pepe. É isso, falta-lhe conviver com Pepe. Para ficar mais forte, mais duro, mais... Pepe. Vocês já perceberam, certo? Não preciso de escrever tudo, pois não?

Pepe

Além de ter de ensinar uma coisas ao Ricardo, é bom que Pepe jogue uns 90 e tal minutos, daqueles muito exigentes, em que é preciso correr muito, dar e levar muita porrada e deixar tudo, tudo em campo. De preferência, tanto que o deixe temporariamente incapacitado, pelo menos até ao dia 21 de novembro, próxima terça-feira, não sei bem a que horas porque o Besiktas-FC Porto deve ser mais cedo do que as habituais 19.45. De resto, já sabes: tudo de bom para ti na tua vida, Pepe.

Ricardo Ferreira

Uma vez que já ando por aqui há uns tempos, sinto que já temos um grau de confiança suficiente para vos confessar como ouvi a convocatória para estes dois jogos amigáveis:

Fernando Santos: - Beto, Anthony Lopes, José Sá, Antunes, Kevin Rodrigues, Pepe, Luís Neto, Ricardo Ferreira...

Eu a pensar: (- Pereira, é Ricardo Pereira! Como é que ele vai enganar-se numa coisa destas?!?!?)

Fernando Santos: - Edgar Ié, Nélson Semedo, Ricardo Pereira...

Eu a pensar: (- Ah, vá lá que agora corriges!)

Fernando Santos: - João Cancelo...

Eu a pensar: (- Então mas assim são três laterais direitos! Isto não faz sentido! Por que é que ele disse o Ricardo Pereira duas vezes, uma até se enganou, e agora leva o Nélson Semedo e o Cancelo? Não me digas que no fim vai rir-se e dizer que estava a brincar com o Ricardo! Enfim, nada que não estivesse à espera. Está tudo contra o FCPorto, como se sabe)

Fernando Santos: - Senhor Comendador Danilo Pereira, Rúben Neves, João Mário...

Eu a pensar: (- Bem, se ele quer levar o Cedric, só há mais um lugar para ali, e o Nélson Semedo está no Barcelona... Já fomos, Ricardo, deixa lá, o que importa é o nosso FCPorto)

Fernando Santos: - Manuel Fernandes, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rony Lopes, Gelson Martins, Bruma, Gonçalo Guedes, André Silva, Éder.

Eu a pensar: (Espera lá, há um central do Braga que se chama Ricardo Ferreira. Nunca vou dizer a ninguém que isto se passou na minha cabeça.)

Antunes

Desculpem lá, eu até nem sou de nacionalismos, mas a seleção também precisa de gajos com nomes a sério. Antunes. Isto sim, é um nome português! Alguém quer ir à Rússia gritar "vai, Kevin Rodrigues!", "corre, Eliseu!" (lol), "muito bem, Raphael Guerreiro!"? Claro que não. Força, Antunes!

Rúben Neves

Acho que já referi algures que um dos princípios básicos que regem a minha relação com a seleção ao longo dos tempos é esperar que os jogadores do FC Porto sejam pouco utilizados. Como Rúben Neves - para sua infelicidade - já não é do FCPorto, penso que tem de sacrificar-se, a bem do merecido descanso de Danilo Pereira. Além disso, o senhor comendador é claramente contra o imperialismo norte-americano e ainda era capaz de nos arranjar um incidente diplomático com uma mensagem anti-Trump escrita em código morse de recuperações de bola.

João Mário

Anda lá, rapaz, se não jogas no teu clube tens de te chegar à frente nestas alturas, que é para isso que não te pagam.

Bruno Fernandes

Outro dos princípios básicos que regem a minha relação com a seleção ao longo dos tempos é esperar que os jogadores das equipas que lutam diretamente contra o FCPorto sejam muito utilizados. Por isso, desejo ao Bruno Fernandes um extenso jogo e uma enorme esperança de ir ao Mundial, mas não aquela enorme esperança de o fazer jogar imenso a época toda para mostrar o que vale, antes aquela enorme esperança de o fazer descansar imenso a época toda para estar em forma na Rússia. Vês, Bruno, só te dou bons conselhos.

Bernardo Silva

Quando Bernardo Silva joga pela seleção, há 100% de benfiquistas que pensam "o desperdício que foi deixá-lo ir embora", há 100% de atuais presidentes do Benfica que pensam "este gajo é bom, de onde terá vindo?" e há pelo menos aqui uma adepta de futebol que pensa "bem, pelo menos o Guardiola também deve estar a ver este jogo".

André Silva

Diz o André que a vida não tem sido fácil em Milão, portanto espero que ele jogue esta noite e marque muitos golos. Porque eu gosto de vê-lo feliz, como ele era na seleção quando marcava muitos golos e era amigo do Ronaldo e depois chegava ao meu clube e eu levava com uns 0-0 em série. Não que ainda tenha pesadelos com isso, claro, já ultrapassei tudo.

Gonçalo Paciência

Se foi chamado na vez do Éder, tem de jogar. Qualquer pessoa que esteja a apenas uma ligação do Éder, deve jogar.