Tribuna Expresso

Perfil

Liga dos Campeões

E quem vai ganhar a Liga dos Campeões é...

A UEFA realizou uma pesquisa e, com base em dados históricos, apontou o vencedor desta Liga dos Campeões. No dia 3 de junho, em Cardiff, quem leva o troféu não é nem FC Porto, nem Benfica, nem Real Madrid...

Filipa Bulha Pereira e Vanessa Portugal

Partilhar

No ano passado, a UEFA adivinhou o vencedor da Liga dos Campeões: o Real Madrid. Este ano, voltaram a analisar a história e a apontar um vencedor. Segundo a organização, o FC Barcelona levantará a taça no dia 3 de junho. Será?

O clube espanhol terminou em primeiro lugar do seu grupo. E isto é algo importante. É que 10 dos últimos 11 campeões terminaram em tal posição. Boas notícias para o Barcelona.

Para além disso, nenhuma equipa venceu o troféu após sofrer mais de oito golos na fase de grupos. E o FC Barcelona soma, aqui, mais pontos, com menos de oito golos sofridos.

E há mais. Ao que parece, a experiência também conta. Pode ler-se no site da UEFA: "Nenhum clube que passou pela primeira vez da fase de grupos atingiu a final no formato atual". Ora, o Barcelona não é nenhum principiante aqui.

"Velhos não são os trapos" é a máxima para se ser campeão da Europa. Porquê? Porque em 42 edições, apenas 21 clubes ganharam o troféu. 19 épocas depois, só o Chelsea foi adicionado à lista. Ou seja, nunca ter ganho é um fator negativo. Na Liga dos Campeões, os mais velhos (ou mais batidos, se os pudermos chamar assim) são os que mais triunfam.

Isto quer dizer que o Real Madrid pode (supostamente) esquecer o título, bem como o Benfica, FC Porto, Paris Saint-Germain, Manchester City, Bayern Munique, Bayer Leverkusen, Sevilha, Leicester, Juventus, Dortmund, Nápoles e Atlético.

Veremos.