Tribuna Expresso

Perfil

Liga dos Campeões

Remontada, disse ela

Ela, a Liga dos Campeões. As quatro equipas que perderam na primeira mão dos quartos-de-final são obrigadas a marcar, pelo menos, dois golos, para chegarem às “meias”. Ou quatro, no caso do Barcelona, que pode já ter esgotado todos os créditos com a reviravolta épica que conseguiu frente ao Paris Saint-Germain - que, já agora, está longe de ser a Juventus

Diogo Pombo

“Está a ver ali?” pode ter sido o que Leonardo Bonucci disse a Lionel Messi, na primeira mão, ao apontar para o resultado de 3-0 com que a Juventus bateu o Barcelona. Os catalães terão de se esforçar para tentarem mais uma remontada nesta Liga dos Campeões

Foto Marco Bertorello/Getty

Partilhar

Remontar. Se formos espreitar ao dicionário, existe todo um conjunto de possibilidades para nos explicar o que isto significa: “1. Fazer subir a lugar elevado; 2. Elevar muito; 3. Adornar as extremidades de; 4. Encimar; 5. Substituir por outro (o gado de um regimento); 6. Consertar, remendar (botas); 7. Elevar-se muito; sublimar-se; 8. Ir buscar a sua origem ou data; 9. Volver muito atrás no passado”.

Só há aqui um ponto que nos fala em superação e fazer melhor do que esperam de nós, o que é mais do que nada dizer sobre virar um resultado que nos é desfavorável. É o problema de os dicionários não levarem em conta o futebol que pode haver, e há, dentro das palavras. Porque remontar é o verbo que os nossos amigos espanhóis sempre usam quando há que dar a volta a um resultado. E remontada é a palavra em que eles adoram pegar nas alturas em que é preciso montar numa cavalgada gloriosa.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)