Tribuna Expresso

Perfil

Liga dos Campeões

São estes (e mais 3) os clubes que vão disputar a próxima Liga dos Campeões

Por toda a Europa, aqui e ali, os campeonatos de futebol vão acabando. Por isso, a maioria dos classificados para a Liga dos Campeões já é conhecida

Cláudia Alves Fernandes

A maioria dos clubes que vai jogar na Liga dos Campeões já é conhecida

GERARD JULIEN

Partilhar

Dezanove equipas já estão garantidas na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18, ficando apenas a faltar conhecer o segundo lugar do campeonato italiano, o campeão turco e o vencedor da Liga Europa para completar a lista de 22 participantes que vão disputar a próxima época de uma das mais importantes competições europeias.

Dos campeões nacionais, saem sete cabeças de série: o Real Madrid, em Espanha; o Bayern de Munique, na Alemanha; o Chelsea, em Inglaterra; a Juventus, em Itália; o Benfica, em Portugal; o Mónaco, em França; e o Spartak de Moscovo, na Rússia.

Junta-se a estes o Shaktar Donetsk, da Ucrânia - liderado pelo português Paulo Fonseca -, que herda uma vaga do campeão desta edição da Liga dos Campeões. A final da competição 2016/2017 disputa-se entre o Real Madrid e a Juventus, ambos já apurados por terem conquistado os campeonatos nos seus países. Como o Shaktar ocupa o oitavo lugar do ranking da UEFA, será este o grande vencedor da partida (que se joga no sábado, às 19h45, RTP1), com entrada direta para o torneio.

Por esse continente fora, ainda há mais apurados: o Barcelona e o Atlético de Madrid, em Espanha; os RB Leipzig e Borussia Dortmund, na Alemanha; os ingleses Tottenham Hotspur e Manchester City; assim como o FC Porto, o Paris Saint-Germain (França), o Anderlecht (Bélgica), o Feyernoord (Holanda) e o Basileia (Suíça).

Já neste fim de semana, Roma e Nápoles também disputam um lugar na liga dos ricos, já que ambos lutam pelo 2º lugar da liga italiana. A Roma tem vantagem, com 84 pontos, mais um do que o Nápoles, mas tem de confirmar a posição no último jogo do campeonato, frente ao Génova (domingo, 17h, SportTV2), na mesma altura em que o Nápoles vai ao terreno da Sampdória.

Na Turquia, o Besiktas vai à frente (com um avanço de quatro pontos), mas ainda faltam duas jornadas e até lá ainda é possível que o Basaksehir lhe passe a perna. A equipa que conta com o internacional português Ricardo Quaresma e com o ex-benfiquista Talisca precisa então de uma vitória contra o Gaziantepspor (a disputar no domingo, às 17h).

Antes disso, joga-se a final da Liga Europa, quarta-feira, às 19h45. Deste duelo entre o Ajax e o Manchester United sai outro dos participantes da próxima época da Liga dos Campeões - mas depois restam ainda 10 equipas que jogarão os playoffs da competição.

A partir da próxima temporada, o sistema de qualificação para a Liga dos Campeões muda: Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália - os quatro campeonatos nacionais mais bem classificados pela UEFA - recebem quatro vagas automáticas.