Tribuna Expresso

Perfil

Liga dos Campeões

Oficial: na próxima época haverá quatro substituições na Champions e na Liga Europa e jogos vão deixar de ser às 19h45

A quarta alteração será apenas permitida nos jogos de fases a eliminar e durante o prolongamento, anunciou a UEFA esta terça-feira, acrescentando que também haverá novos horários para os jogos: 17h55 e 20h

Expresso

FABRICE COFFRINI/GETTY

Partilhar

A partir da próxima temporada, vão ser permitidas quatro e não três substituições na fase eliminatória das grandes competições europeias: a Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia.

Esta quarta substituição, note-se, será apenas permitida nos jogos de fases a eliminar e durante o prolongamento - não sendo permitida durante os 90 minutos regulamentares.

Para além desta mudança, anunciada esta terça-feira, a UEFA decidiu também aumentar o número dos jogadores na ficha de jogo das finais europeias, de 18 para 23.

Isto significa, na prática, que o treinador passará a ter 12 suplentes no banco, invés dos habituais sete, "dando aos clubes, e em especial aos treinadores, mais flexibilidade em relação a substituições", segundo a UEFA, e facilitando "a gestão do plantel para o jogo mais importante da época."

Os horários da Liga dos Campeões e da Liga Europa também irão sofrer alterações, deixando de existir o horário único das 19h45. Agora, os jogos do "play-off", fase de grupos, oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final da Champions League vão começar às 20h, havendo em cada jornada da fase de grupos dois dos jogos de terça e quarta-feira a começar às 17h55. Na última jornada da fase de grupos, os jogos serão todos disputados à mesma hora.

Na Liga Europa, os jogos desde a fase de grupos até aos 16 avos-de-final vão começar às 17h55 e 20h. Os quartos-de-final, meias-finais e final terão início às 20h.