Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

“Hoje quero-vos falar de amor!” - Nélson Évora justifica ida para o Sporting

O atleta de 32 anos foi anunciado no sabado à tarde como no reforço para o atletismo dos clube de alvalade, deixando o Benfica onde esteve 12 anos. Este domingo, numa mensagem de Facebook, o campeão olímpico tenta explicar a decisão

Ana Baptista e Marta Gonçalves

TIAGO PETINGA/LUSA

Partilhar

Nélson Évora foi apresentado, no sábado à tarde, como o novo reforço para o atletismo do Sporting. O anúncio foi inesperado e aconteceu ao intervalo do jogo dos leões com o Tondela. Não demorou muito até começarem a aparecer as primeiras críticas – porque o atleta trocou o Benfica pelo Sporting.

Este domingo à tarde, na sua página do Facebook, Nélson Évora colocou uma mensagem onde explica porque tomou esta decisão. E falou de amor.

"Não vos quero convencer de nada, não me quero justificar de nada, nem me desculpar de nada! Apenas dizer que foi uma honra para mim envergar a camisola do Sport Lisboa e Benfica... E não vos vou falar no âmbito profissional, porque ninguém duvida, da minha entrega e dedicação ao clube. Hoje quero-vos falar de amor! Porque podem dizer-me tudo o que quiserem, mas quem está indignado comigo é porque ama o Benfica e quem está feliz por mim é porque ama o Sporting! No meio disto tudo estou eu, um profissional que esteve 12 anos no Benfica, honrado por ter tido a oportunidade de envergar a águia ao peito, honrado por ter recebido o amor das pessoas que hoje lançam a sua ira sobre mim!", escreve Évora.

E continua: "Quantos de nós já pensámos que gostamos de alguém para sempre e as coisas, de facto, não resultaram? Quantas relações acabam com as pessoas a gostarem uma da outra, mas não se entenderam em relação aos objectivos comuns? Muitas!"

Nélson Évora não adianta quais eram os tais "objetivos comuns", mas ainda acrescenta outras palavras na sua mensagem, que estava escrita em português e em inglês.

"O SLB terá sempre um lugar guardado no meu coração, por tudo o que vivi e conquistei, mas acima de tudo, pelo carinho que vocês me deram e acreditem que isso fica 100 vezes mais na minha cabeça do que as palavras que me dirigiram nas últimas 24h".

E termina: "Obrigado ao SLB porque juntos passámos por muitas coisas que fizeram a nação benfiquista ficar orgulhosa! Por fim, obrigado ao Sporting Clube de Portugal, por acreditar em mim como atleta e pessoa que ainda tem muito para dar ao país!"

O Diário de Notícias noticiou, este domingo, que pode, contudo, haver algumas questões nesta troca de clube. Segundo fonte próxima do processo ao DN, o Benfica teria acionado o direito de opção previsto no contrato com Nélson Évora, e, por isso, ele teria de ficar mais um ano no clube encarnado, até 2017.

O DN cita ainda o diretor de comunicação do Benfica, Luís Bernardo, que não confirmou o caso: "Mas vamos ouvir primeiro o que o Nélson Évora tem para dizer e como justifica esta mudança".