Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Sete medalhados dos Jogos de Londres perdem medalhas. Por doping

Nataliya Zabolotnaya, Yuliya Zaripova e Nataliya Zabolotnaya são três dos atletas afetados por esta medida do Comité Olímpico Internacional

Lusa

Partilhar

A russa Yuliya Zaripova perdeu a medalha de ouro que tinha ganho nos 3000 metros obstáculos

A russa Yuliya Zaripova perdeu a medalha de ouro que tinha ganho nos 3000 metros obstáculos

Paul Gilham / Getty Images

Sete medalhados dos Jogos Olímpicos Londres2012 foram hoje desclassificados pelo Comité Olímpico Internacional (COI), por terem dado positivo na reanálise das amostras recolhidas no evento.

Entre os sete medalhados que vão ficar sem as medalhas conquistadas na capital britânica está a russa Yuliya Zaripova, ouro nos 3.000 metros obstáculos, que já tinha sido sancionada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, com a anulação dos resultados desportivos entre julho de 2011 e julho de 2013.

Em resultado da reanálise das amostras de Londres2012, os halterofilistas russos Alexandr Ivanov (94 kg) e Nataliya Zabolotnaya (75 kg) vão perder as suas medalhas de prata.

Outros quatro atletas vão ser desapossados dos bronzes conquistados há quatro anos: a arménia Hripsime Khurshudyan (+75 kg), a bielorrussa Iryna Kulesha (75 kg), e os moldavos Cristina Iovu (53 kg) e Anatoli Ciricu (94 kg).

Além dos sete medalhados, mais cinco desportistas viram os seus resultados em Londres2012 anulados: o halterofilista russo Andrey Demanov e o cazaque Almas Uteshov, respetivamente quarto e sétimo nos 94 kg, o georgiano Rauli Tsirekidze, nono nos 85 kg, a ucraniana Margaryta Tverdokhlib, 26.ª no salto em comprimento, e o ucraniano Oleksandr Drygol, 34.º no lançamento do martelo.

As 12 desclassificações hoje anunciadas resultam da reanálise das amostras empreendida pelo COI no verão de 2015.

No total, a entidade olímpica já fez reanalisar 1.243 amostras, dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012, com métodos científicos mais avançados que não existiam à data.