Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Portugal em força no Europeu de Atletismo de Pista Coberta

A competição arranca sexta-feira, em Belgrado, na Sérvia. Comitiva portuguesa conta apenas com atletas do Benfica e do Sporting

Francisco Perez

Nélson Évora é atleta do Sporting

FABRICE COFFRINI/GETTY

Partilhar

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) divulgou a lista de atletas que vão participar no Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta, que este ano se realiza em Belgrado, na Sérvia, entre 3 e 5 de março.

Para a 34ª edição da competição, seguem na comitiva portuguesa dez atletas, seis da equipa masculina e quatro da feminina.

Nélson Évora e Patrícia Mamona – ambos do triplo salto - são vistos como os elementos que podem destacar-se na competição.

A atleta do Sporting é campeã europeia de atletismo outdoor – venceu em Amsterdão no ano passado - e terceira classificada do ranking europeu, depois de vencer o Campeonato de Portugal de Pista Coberta em Pombal. Nos Jogos Olímpicos atingiu a melhor marca da carreira, ao saltar 14.65m, feito que lhe valeu o sexto lugar. No início de fevereiro, Mamona conquistou o circuito de pista coberta da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Já Nélson Évora vai defender o título conquistado em Praga, em 2015. Chega a Belgrado depois de atingir a melhor marca na temporada, no "meeting" Villa de Madrid com 16.75m. Também em Pombal, revalidou o título de campeão nacional do triplo salto de pista coberta, o primeiro conquistado com a camisola do Sporting.

Tsanko Arnaudov do lancamento do peso, Susana Costa do triplo salto e Lecabela Quaresma do pentatlo (estreante em grandes campeonatos) são outros atletas com uma palavra a dizer na arena Kombank.

O Benfica e o Sporting são os únicos clubes com atletas eleitos, com vantagem para os "encarnados": enviam seis desportistas, enquanto os "leões" mandam os restantes quatro.

O Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta arranca esta sexta-feira. Desde 1986, Portugal conquistou 21 medalhas (11 de ouro, sete de prata e duas de ouro).

Lista completa de atletas seleccionados:

Masculinos:

- Nélson Évora (Sporting CP) – Triplo Salto
- Ancuiam Lopes (Sporting CP) – 60 metros
- Emanuel Rolim (SL Benfica) – 1500 metros
- Marcos Chuva (SL Benfica) – Comprimento
- Tsanko Arnaudov (SL Benfica) – Lançamento do Peso
- Francisco Belo (SL Benfica) – Lançamento do Peso

Femininos:

- Patrícia Mamona (Sporting CP) – Triplo Salto
- Susana Costa (SL Benfica) – Triplo Salto
- Lecabela Quaresma (SL Benfica) – Pentatlo
- Lorene Bazolo (Sporting CP) - 60 metros

Partilhar