Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Sergio Garcia: o homem que não desistiu, a mulher que o apoia e o título que sempre lhe escapou

O espanhol - finalmente - conquistou um ''Masters'. Conheça a história do golfista que chegou a duvidar das suas capacidades

Patrícia Gouveia

Harry How

Partilhar

Victory at last! Sergio Garcia, 37 anos, nasceu em Espanha, em 1980, antes da sua família se mudar para os Estados Unidos, mas ontem festejou em inglês, quando conquistou pela primeira vez um 'Masters' de golfe, ao vencer em Augusta, num 'play-off' com o norte-americano Justin Rose.

Um título há muito desejado.

Garcia entrou em cena no panorama do golfe em 2002, quando enfrentou Tiger Woods no PGA Championship. O golfista espanhol teve outras oportunidades de sucesso em 'Masters' e noutros torneios. Contudo, profissionalmente, Sergio jogou 73 vezes em grandes torneios e terminou em segundo lugar por quatro vezes. Por isso, o caminho foi longo até à conquista do troféu de ontem.

Mas quem é Sergio Garcia?

Sergio Garcia em 1995, durante o European Young Masters

Sergio Garcia em 1995, durante o European Young Masters

Andrew Redington

Primeiro: o golfe é um desporto muito popular na família do desportista. Garcia é o segundo de três filhos e todos tiveram algum tipo de contacto com a modalidade. O pai treinou cada um dos filhos ao longo da vida, mas foi Sergio o mais bem sucedido.

Victor Sr, pai de Garcia, foi também um golfista apaixonado. Quando Sergio nasceu, o pai jogava no Mediterraneo Golf Club. O progenitor ainda jogou num torneio europeu durante a década de 1970, mas não conseguiu chegar mais longe.

Sergio via no pai uma inspiração. Quando tinha apenas 2 anos, tentou reproduzir o swing de golfe do pai com uma vassoura. Um ano depois, recebeu os seus primeiros tacos de golfe e o bichinho nunca mais foi embora.

Em criança, Garcia muitas vezes praticava sozinho no campo. Ao longo dos anos, o pai sempre o apoiou e acabou por se tornar treinador do espanhol.

Também apaixonada pelo golfe é Mar Garcia-Fernandez, irmã mais nova de Sergio, que durante muitos anos também competiu. Treinada igualmente pelo pai, Mar venceu o torneio de golfe espanhol júnior para a faixa etária de 21 anos quando tinha apenas 15 anos de idade. Também competiu em vários torneios com o seu irmão, incluindo o 2001 AT & T Pebble Beach National Pro-Am.

O golfista com a sua noiva, Angela.

O golfista com a sua noiva, Angela.

Harry How

Os anos em que Sergio Garcia competiu ao mais alto nível sem nunca chegar ao tão desejado título fizeram mossa na confiança do golfista. Durante uma entrevista, chegou mesmo a dizer que em momentos ele próprio duvidava que tinha o que é preciso para ser um campeão.

Mas, como diz o ditado, por trás de um grande homem, há uma grande mulher. E, por detrás de Sergio Garcia, está Angela Akins.

Foi enebriado pelo romance que Garcia entrou neste último torneio de Masters, segundo o "The New York Post". O recém noivado, em janeiro, com Akins teve esse efeito. Angela foi uma jogadora de golfe na faculdade e seguiu a via jornalística acabando por ser tornar repórter de um canal de golfe.

Matthew Lewis

Num entrevista ao site Bunkered, Garcia afirmou que a sua vida fora do campo de golfe realmente ajudou a melhorar a sua performance, enaltecendo o papel que Angela tem tido na sua vida. "Definitivamente ajuda", disse então. "Cada pequena coisa que acrescenta é sempre boa. Quando as coisas estão bem alinhadas na vida fora do jogo, a mente está mais calma, estamos mais felizes e essas coisas são sempre boas."

O casal começou a namorar em 2015 e até o futuro sogro consegue ver o efeito calmante que Angela tem sobre o noivo. "Acho que ela tem sido um bom calmante para ele", disse Marty Akins. "Ele era um grande jogador antes de conhecer a Angela. Acho que ele é um jogador ainda melhor agora que estão juntos. Acho que ela é boa para ele."

O casamento está planeado para o fim deste ano e quem sabe não virão por aí mais troféus.

Partilhar