Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Joana Ramos conquista medalha de bronze no Europeu de judo

A judoca portuguesa venceu a medalha de bronze, esta quinta-feira, no Campeonato da Europa de judo, que se está a realizar em Varsóvia, na Polónia. Joana Ramos, que foi vice-campeã europeia em 2011, venceu o seu combate frente à israelita Gili Cohen, na categoria de -52 kg

Diogo Pombo

Laurence Griffiths

Partilhar

Joana Ramos acabou o Europeu de judo de Varsóvia, na Polónia, com a medalha de bronze ao pescoço. A portuguesa, de 35 anos, venceu a a israelita Gili Cohen por waza-ari, na fase de respecagem, à qual chegou após ser eliminada nas meias-finais da competição.

O combate que lhe valeu a medalha foi o mais longo que a portuguesa travou neste Campeonato da Europa: Joana Ramos, 20ª classificada do ranking mundial, demorou seis minutos e quarenta segundos a derrotar a israelita. Nenhum dos restantes quatro combates que realizou na prova ultrapassaram a barreira dos quatro minutos. Nem o da meia-final.

Aí, não perdeu contra uma judoca qualquer - foi derrotada por a Majlinda Kelmeni, a kosovar que é a número um do ranking mundial, já foi vice-campeã do Mundo, é a atual campeã olímpica e, pouco depois, torna-se na campeã europeia pela terceira vez na carreira (segunda consecutiva).

Joana Ramos chegou a uma fase do combate em que ambas as judocas já tinham recebido dois castigos por parte do árbitro. A portuguesa recebeu um terceiro e perdeu.

A portuguesa, que competiu na categoria de -52 kg, já tinha sido vice-campeã da Europa em 2011, em Istambul, na Turquia. Há menos de um ano, no Rio de Janeiro, foi eliminada na segunda ronda do torneio dos Jogos Olímpicos.

Partilhar