Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Basquetebol: Eslovénia vence primeiro título europeu da sua história

Eslovenos venceram a Sérvia (93-85) na final do Campeonato da Europa, cuja final se disputou em Istambul, na Turquia. Goran Dragic, base dos Miami Heat, foi a figura do encontro, ao marcar 35 pontos

Lusa e Expresso

OZAN KOSE/Getty

Partilhar

A Eslovénia sagrou-se este domingo pela primeira vez campeã europeia de basquetebol, ao derrotar na final, disputada em Istambul, a Sérvia por 93-85.

Goran Dragic foi o grande herói da Eslovénia, uma pequena nação de dois milhões de habitantes, ao concluir o encontro com 35 pontos, 26 dos quais durante a primeira metade da partida. Dragic acabou por sair lesionado, tal como Luka Doncic, uma das figuras deste Europeu e uma das maiores esperanças do basquetebol mundial.

A Eslovénia, que foi também a mais pequena nação a conquistar o Europeu depois da Letónia em 1935, beneficiou de várias ausências dos adversários para ir avançando na prova, casos da Espanha, detentora do título, que na meia-final frente à equipa balcânica não contou com Sergio Llull, e da Sérvia, que jogou sem sete dos vice-campeões olímpicos de 2016.

A Espanha conquistou o bronze, ao vencer a Rússia por 93-85, num jogo marcado pela despedida internacional de Juan Carlos Navarro, um dos históricos jogadores do país vizinho.