Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Futebol, solidariedade, Lobos e pó australiano em semana de derbi

Ogier já é pentacampeão, mas parece que quer mais, a seleção dos EUA também, mas para as vítimas dos incêndios, em Portugal. Os Lobos vão à luta mais uma vez para chegar ao Mundial e Ronaldo está com fome de mais e mais golos

Carlos Rodrigues

Partilhar

Umas ainda em apuros e outras já se preparam

A sete meses do arranque do Mundial de futebol na Rússia já só há quatro vagas por preencher. Na Europa, Itália, Suécia, Irlanda e Dinamarca ainda lutam por um lugar. Depois de empatar a zero na primeira mão do play-off, o Peru e a Nova Zelândia decidem amanhã qual dos dois vai à Rússia, em junho. Honduras e Austrália estão exatamente na mesma situação. Mais descansada está a seleção nacional que amanhã disputa o segundo jogo de preparação depois de alcançado o apuramento. Após a vitória sobre a Arábia Saudita por 3-0, Portugal recebe os EUA, no Estádio de Leiria, às 20h45 (RTP1, SIC e TVI), sendo este o último encontro que os campeões Europeus disputam este ano. Note-se que estes dois encontros têm também como objetivo ajudar as vítimas dos incêndios. Entre a receita do jogo e as chamadas para doar dinheiro já foram amealhados mais de 360 mil euros. Entretanto, a seleção norte-americana entretanto já publicou no Twitter um vídeo em que vários jogadores se dizem honrados por poderem ajudar quem perdeu tudo ou quase tudo nos incêndios do verão

Além de Portugal, amanhã há também jogos de preparação entre a Alemanha e a França, às 19h45 (SPORTTV2), e a Russia e a Espanha, às 18h45 (SPORTTV3).

Depois da seleção, a Taça... de Portugal

Em semana de seleção normalmente não há campeonato, isto é, Liga, mas muitas vezes há Taça de Portugal, e esta é uma delas. Alertando apenas para os principais jogos, a jornada arranca na quinta-feira com o Sporting-Famalicão, às 20h30, segue-se o FC Porto-Portimonense, à mesma hora, e no sábado é as vez do Benfica receber o V. Setúbal, às 18h15, enquanto o Rio Ave recebe a equipa do SC Braga, às 20h30. Estes quatro jogos têm transmissão na SPORT TV1.

Sébastien Ogier no Rali da Grã-Bretanha, onde se sagrou pentacampeão

Sébastien Ogier no Rali da Grã-Bretanha, onde se sagrou pentacampeão

Justin Setterfield

Ogier decide

O piloto francês Sébastien Ogier, pentacampeão do mundo, deve anunciar no último rali da temporada, o Rali da Austrália, se vai ou não continuar a disputar ralis. “Enquanto houver diversão ao volante, queremos continuar. Enquanto houver vitórias, também. Para procurar mais”, diz o gaulês de 33 ano. Se assim for, não há razões para Ogier, que se sagrou pentacampeão a 1 de novembro, no rali da Grã-Bretanha, arrumar as luvas e o capacete, já que é o segundo piloto mais bem-sucedido na história do WRC, atrás do compatriota Sébastien Loeb, vencedor em nove edições. Resta saber é se continua com o Ford Fiesta da M-Sport ou se volta à Citroen. São 34 os carros inscritos neste rali australiano, o mais popular dos três eventos do WRC fora da Europa, uma vez que havia apenas 24 confirmados no México e 19 na Argentina. Recorde-se que a última edição do último rali da temporada foi ganha pelo norueguês Andreas Mikkelsen, que quebrou a rota de vitórias de Ogier, vencedor das três edições anteriores (2013, 2014, 2015). Pode seguir o Rali de 16 a 19, na SPORT TV5.

Laurence Griffiths

O dérbi madrileno

Sábado é dia de “Benfica-Sporting” espanhol. Quer isto dizer que Real e Atlético vão disputar mais um derbi madrileno, sábado, às 19h45, (SPORT TV2), numa altura em que ambos têm 23 pontos, e estão a oito do líder Barcelona e a quatro do Valência, segundo classificado. As coisas estão feias os rivais de Madrid, mas os colchoneros parecem em piores lençóis depois dos quatro pontos perdidos com dois empates diante do Karabakh, do Azerbeijão, na Liga dos Campeões, mas venceram o último confronto em casa com o Real, por 2-1 Do lado do Real, Cristiano Ronaldo não tem marcado tanto golos como gostaria ultimamente e Bale está lesionado (não se sabe até quando). Nervos ao rubro portanto.

O início do caminho rumo ao mundial

Portugal recebe a República Checa em partida da 1.ª jornada do Rugby Europe Trophy 2017-18 que contará igualmente para fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2019. A República Checa já fez o seu primeiro jogo nesta edição do Rugby Europe Trophy, com a Polónia, a 28 de outubro, e venceu por 19-14. O encontro entre portugueses e checos realiza-se sábado, às 15h, no Estádio de Honra do Complexo Desportivo do Jamor (SPORT TV5). Os Lobos só conseguiram apurar-se uma vez para o Mundial de Râguebi, em 2007, foi aliás a última equipa a garantir a qualificação. Neste Rugby Europe Trophy, além dos checos, portugueses e polacos, jogam ainda a Holanda, a Suiça e a Moldavia. Se Portugal ficar em 1º avança para o play-off de apuramento.