Tribuna Expresso

Perfil

motos

Moto: espanhóis dominam qualificações em França

O suíço Thomas Luthi e os espanhóis Maverick Viñales e Jorge Martin asseguraram a “pole position” das respectivas categorias para o Grande Prémio de França, que tem lugar na versão curta do traçado de Le Mans

Pedro Roriz

JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP/Getty Images

Partilhar

O suíço Thomas Luthi (Suter – Moto2) e os espanhóis Maverick Viñales (Yamaha – MotoGP) e Jorge Martin (Honda – Moto3) asseguraram a “pole position” das respectivas categorias para o Grande Prémio de França, que tem lugar na versão curta do traçado de Le Mans.

Os italianos Francesco Bagnaia (Kalex) e Franco Morbidelli (Kalex), que tem dominado o campeonato, com três vitórias em quatro corridas, completam a primeira linha da grelha. Miguel Oliveira (KTM) não foi além do 17.º tempo, ficando quase um segundo (0,892”) atrás do suíço, o que o coloca no meio da sexta linha da grelha no momento da partida.

Ao ser o único a chegar ao segundo “31”, o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) assegurou a “pole position” para a corrida de MotoGP, com o seu colega de equipa, o italiano Valentino Rossi (Yamaha), e o campeão em título de Moto2, o francês Johann Zarco (Yamaha), a dividirem com ele a primeira linha da grelha. Separados por dois pontos, com vantagem em relação ao italiano, os dois homens da equipa oficial da Yamaha prometem travar um duelo emotivo no traçado francês.

Em Moto3, o espanhol Jorge Martin (Honda), que tinha assegurado a “pole”, há 15 dias, em Jerez, repete o feito no traçado francês, e partilha a primeira linha com o italiano Nicolo Bulega (KTM) e o seu compatriota Juanfran Guevara (KTM). Já o comandante do campeonato, o espanhol Joan Mir (Honda), parte da terceira linha, depois de ter registado o oitavo tempo e após de uma qualificação em que 22 dos 31 pilotos presentes cabem num segundo.