Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Bernardo Silva

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 23 anos
Clube: Manchester City
Posição: Extremo
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 23/2

O pequeno português por quem Pep Guardiola tanto cai de amores trocou um principado com charme francês por uma cidade cinzenta e industrial, em Inglaterra, e deu-se bem. Tão bem que esteve em mais de 50 jogos, marcou nove golos e, o melhor, aprendeu a ritmo diário de com o que vai, e sai, da cabeça do treinador espanhol.

O resultado dá um Bernardo Silva como o conhecemos, senhor de um pé esquerdo que se cola à bola, um médio escondido no extremo, alguém que parte da linha e, por natureza, irá sempre associar-se a companheiros que estejam mais por dentro do campo. Na seleção, Bernardo é jogador de ala que mais segurança dá à bola e maior certeza de não a perder, tendo-lhes dado com a época no City um acréscimo de agressividade no ataque à baliza e na procura de espaços para rematar.

Uma lesão tirou-o do glorioso Europeu de há dois anos, mas, fora mazelas (e, escrevendo isto, batemos três vezes numa superfície de madeira), muito poucas coisas deverão fazer Fernando Santos tirá-lo da equipa para este Mundial.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.