Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Beto

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica de cada um dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Lídia Paralta Gomes

Partilhar

Idade: 36 anos
Clube: Goztepe SK
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações (pré-Mundial): 13

No final da última época, Beto saiu do Sporting com um objetivo principal em mente: estar nos escolhidos de Fernando Santos para o Mundial de 2018, ele que foi convocado para o Mundial 2010, Europeu 2012 e Mundial 2014 antes de falhar o Euro 2016 após uma época pejada de lesões ainda no Sevilha. No Sporting, Beto esteve sempre atrás de Rui Patrício e, na busca de mais minutos, o destino foi o Goztepe SK, recém-promovido ao escalão principal do futebol turco.

A aposta era de risco. Mas o Goztepe, que não estava no escalão principal desde 2003, reforçou-se com nomes como o francês Yoan Gouffran, ex-Bordéus e Newcastle, o português André Castro, ex-FC Porto e, já no mercado de janeiro, com Demba Ba, ex-Chelsea e Besiktas. Beto, esse, rapidamente se impôs como indiscutível: foi titular em 30 dos 35 jogos do clube ao longo da época e o Goztepe terminou a temporada num excelente 6.º lugar, apenas atrás dos poderosos Galatasaray, Fenerbahce, Basaksehir, Besiktas e Trabzonspor.

Regressa assim aos 36 anos e sem grandes surpresas a uma grande competição por Portugal, tendo a seu favor, além da reconhecida elasticidade (só esta temporada defendeu quatro grandes-penalidades no Goztepe), o factor experiência e ainda a boa fama de jogador de grupo e de balneário.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.