Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Bruno Alves

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 36 anos
Clube: Glasgow Rangers
Posição: Defesa central
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 95/11

É naturalmente condizente que um central grande, alto, forte, pesado e com um estilo bruto fosse, algum dia, parar ao campeonato escocês, um sítio onde o kick and rush ainda perdura e as gentes aplaudem entradas duras e lances raçudos como se fossem golos. Já mais perto dos 30, do que dos 40, Bruno Alves decidiu seguir esta lógica, juntando-se ao Glasgow Rangers no último verão.

O central contou 25 jogos e dois golos marcados esta época num campeonato menos exigente, com menor exposição, onde jogou contra avançados e ataques, em teoria, não tão desafiantes. Três parâmetros nos quais o futebol na Escócia perderá em comparação com o futebol na Turquia, onde Bruno estava, há dois anos, aquando do Europeu em que apenas jogou na meia-final, quando José Fonte ficou indisponível.

Tendo em conta como estão as coisas, fora a já batida ausência de um rejuvenescimento no que toca a defesas nascidos em Portugal que defendam ao centro, Bruno Alves deverá continuar a ser o terceiro ou o quarto central da seleção nacional, pese a influência, a liderança, a experiência e a voz no balneário. Que têm o seu (grande) peso, o que também explica a razão por ter sido incluído na convocatória para este Mundial.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.