Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Cédric Soares

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 26 anos
Clube: Southampton
Posição: Lateral direito
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 27/1

Cédric passou uma época, entre umas quantas lesões, a sofrer numa equipa sofrível até ao final da Premier League, onde conseguiu a salvação apenas na última jornada. O português continua igual a si próprio, respeitador da cautela a todos os momentos, preferindo o resguardo da posicionamento ao risco de embalar no ataque.

Essa segurança e prudência na linha defensiva, sem a bola, pareceu não lhe chegar durante algum tempo, perante a emergência da boa forma de João Cancelo e Nélson Semedo, em algumas fases do apuramento. Ricardo Pereira nunca teve ar de quem lhe poderia roubar o lugar com a vertigem e intensidade a atacar, que traz dos seus tempos de extremo, mas foi o lateral do FC Porto a jogar de início no primeiro teste pré-Mundial, contra a Tunísia.

Cédric Soares pode não inventar muito mais do que cruzamentos, com qualquer pé, nas imediações do bico da área; raro será vê-lo a ousar driblar um ou dois adversários para desengatilhar, sozinho, um problema; talvez não o vejamos arriscar mais do que dar uma cobertura ofensiva às jogadas que se façam no seu lado. Mas, neste momento, é o lateral português mais viável sem a bola, a posicionar-se, a ocupar os espaços e a primar pela segurança defensiva que sempre foi a base de Fernando Santos com Portugal.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.