Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

José Fonte

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 34 anos
Clube: Dalian Yifang
Posição: Defesa central
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 30/0

José Fonte é um tipo simpático, educado, cordial e sempre disposto a falar com adeptos e jornalistas, a todo o tempo disponível para explicar coisas, responder a perguntas e contar como foi viver um dado momento. Ele é também, aos 34 anos, o central de quem talvez tenhamos desconfiado um pouco quando, em janeiro, se mudou para a China e para um ambiente competitivo que não abonaria um jogador que tencionava ser titular numa seleção que, não sendo favorita, é candidata a ganhar o Mundial (têm sido os jogadores a dizê-lo, não nós).

E José Fonte também é o jogador que, mesmo com apenas sete jogos feitos em 2018, pelo Dalian Yifang, ainda é a melhor companhia possível para ladear Pepe, e não só: ambos já não são assim tão rápidos, não tão reativos a virarem-se quando há bolas a entrarem-lhes nas costas, e os dois já se puderam dar mais ao luxo de tentar antecipar lances, confiando na capacidade física que, depois, lhes permitiria recuperar de uma entrada falhada.

Mas, sobretudo José Fonte, está cada vez mais certo e menos dado a expor-se a erros, porque, após Cristiano Ronaldo, é talvez o jogador mais consciente do natural avançar da idade do quão isso pode mudar as aptidões de um futebolista. Ele parece estar perfeitamente adaptado ao que o corpo lhe dá e, como se viu no particular contra a Bélgica, é bem capaz de segurar uma linha defensiva, ser imbatível no ar, mais do que certeiro a defender pela relva e a saber jogar com o que tem.

Mais, a equipa também parece estar mais do que adaptada a ter José Fonte ao lado de Pepe e a defender de acordo com as qualidades desta dupla, por mais trintona que esteja.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.