Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Pepe

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica de cada um dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Pedro Candeias

Partilhar

Idade: 35 anos
Clube: Besiktas
Posição: Defesa
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 93/5

A sua chegada à Seleção Nacional em 2007 foi polémica, mas é provável que, para muito boa gente, Pepe seja já um dos melhores portugueses de sempre. Porque ainda antes de ser o melhor jogador da final do Euro’2016 (esteve também no melhor onze do torneio), Pepe já era um exemplo de dedicação em cada uma das 93 internacionalizações que tem por Portugal.

Excelente no jogo aéreo, na antecipação e com qualidades acima da média na hora de sair a jogar, o central de 35 anos já não tem a frescura de outros tempos, mas continua a ser o líder da defesa para Fernando Santos, que não abdica da sua intensidade.

Esta temporada transferiu-se para o Besiktas e, por isso, esteve mais escondido dos grandes palcos, depois de 10 temporadas no Real Madrid. No novo clube foi sempre titular nos 35 jogos em que participou, seis deles na Liga dos Campeões, competição em que os turcos caíram nos oitavos de final, frente ao Bayern Munique. Dentro de portas, não foi uma época famosa para a equipa de Istambul, que terminou apenas em 4.º lugar no campeonato. Chega ao Mundial ainda a ganhar ritmo depois de sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda no final de abril.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.