Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Raphaël Guerreiro

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica de cada um dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Lídia Paralta Gomes

Partilhar

Idade: 24 anos
Clube: Borussia Dortmund
Posição: Defesa
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 22/2

A sua velocidade, os passes cirúrgicos nas bolas paradas e a forma como conseguia inventar desmarcações com o seu pé esquerdo deixaram a Europa (e os portugueses que ainda não conheciam este defesa nascido e criado para o futebol em França) de boca aberta no Europeu de 2016. Foi o melhor lateral-esquerdo do torneio ganho por Portugal, transferiu-se para o Borussia Dortmund e na Bundesliga, tanto a médio como no corredor esquerdo, ganhou desde logo a confiança do então treinador do Borussia, Thomas Tuchel.

Mas aquilo que parecia uma evolução fulgurante sofreu esta temporada vários reveses. Foram três as lesões musculares graves de Guerreiro, que fez apenas 15 jogos pelo Borussia em 2017/18. Desde a viragem do ano que os problemas físicos apenas deixaram Raphael ser cinco vezes convocado e só foi titular no último jogo do campeonato.

Ainda assim, continua a merecer a fé de Fernando Santos, porque em boas condições, Raphael é o melhor lateral-esquerdo português e um dos melhores da Europa.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.