Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Ricardo Pereira

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 24 anos
Clube: Leicester City
Posição: Lateral direito
Internacionalizações/golos (pré-Mundial): 4/0

No arranque da temporada, teria que se arranjar uma outra palavra, para lá de "otimista", para descrever quem acreditasse, com todas as forças, que Ricardo Pereira iria estar na seleção nacional para jogar o Mundial, sem margem para discussão ou dúvida. Não que ele já não tivesse a qualidade que agora se lhe reconhece, mas porque, acabado de vir de um par de épocas em Nice, a saltar entre o ser lateral ou extremo, o português era uma incógnita.

Com os meses, transformou-se no melhor lateral direito do campeonato a atacar, com a equipa em posse de bola, quer fosse para acelerar jogadas ou procurar trocas de bola por dentro, com calma. Ricardo Pereira tem o ímpeto velocista e as conduções de bola apontadas à baliza, ou ao cruzamento para quem esteja mais perto dela, de um extremo. A época inteira a partir como lateral direito, no FC Porto campeão, deu-lhe os hábitos da posição e da atenção que deve ter, sem a bola, para cobrir os espaços e fechar por dentro na linha defensiva.

São esses os aspetos, contudo, em que mais necessitará de melhorar, pois também é por eles que ficará aquém de Cédric Soares na luta pelo lado direito da defesa - o que Ricardo dá, com fartura, nos momentos atacantes, Cédric resguarda com maior acerto, cautela e posicionamento quando é altura de defender.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.