Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Rúben Dias

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Diogo Pombo

Partilhar

Idade: 21 anos
Clube: Benfica
Posição: Defesa central
Internacionalizações/Golos (pré-Mundial 2018): 1/0

É o segundo mais novo entre os convocados (nasceu seis meses antes de Guedes), precocidade que ganha algum destaque por pertencer a uma posição na qual os três outros jogadores têm mais de 34 anos. O defesa do Benfica é o único que tem como pontos fortes a velocidade, o arranque, a rapidez de reações e a possibilidade física de poder confiar no corpo para recuperar o tempo e o espaço que possa perder, por precipitação, em certas jogadas.

No que Rúben Dias perde em relação a Pepe, Fonte e Bruno Alves é nisso mesmo - na capacidade de manter a concentração intacta, no topo das suas funcionalidades, durante os 90 e tal minutos de um jogo de futebol. É algo que ganhará com a idade e a habituação e a experiência, duas últimas coisas que vão beneficiar só pelo facto de, aos 21 anos, ir jogar o seu primeiro Campeonato do Mundo.

Contra equipas que tenham por norma atacar com muita velocidade, de forma mais direta ou em contra-ataque, esperando por espaço nas costas da defesa, Rúben Dias pode ser um complemento valioso numa equipa, por norma, não muito rápida a reagir às perdas de bola. Se o jogo der à seleção um adversário mais forte e controlador da bola, o central do Benfica deverá ficar sempre atrás no processo de seleção.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.