Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Rui Patrício

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica de cada um dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Partilhar

Idade: 30 anos
Clube: Sporting
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações (pré-Mundial): 68

O que dizer da época de Rui Patrício? Aos 30 anos cumpriu a 11.ª temporada como titular no Sporting e voltou a ser decisivo com os seus grandes reflexos, a segurança crescente a sair dos postes e nos lances aéreos, que deram muitos e bons pontos a ganhar ao clube, ajudando ainda na excelente participação do Sporting na Liga dos Campeões, frente a colossos como Barcelona e Juventus.

Mas depois começou a instabilidade em Alvalade e Rui Patrício chega ao Mundial após rescindir com o Sporting, depois de ser contestado por alguns adeptos e um dos visados dos acontecimentos de Alcochete. Sem dúvida, uma temporada atípica para o guardião de Marrazes, melhor guarda-redes do Euro 2016, que totalizou 56 jogos pelos leões - uma autêntica maratona -, numa época que terminou com enormes desafios emocionais.

O turbilhão que foi este final de época não deverá, no entanto, beliscar a confiança total de Fernando Santos no seu guarda-redes, naquele que será o seu segundo Mundial, depois de começar o Mundial do Brasil como titular, para logo ao segundo jogo dar a vez a Beto, após lesionar-se no encontro de estreia com a Alemanha.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.