Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

William Carvalho

Este perfil faz parte do raio-x que a Tribuna Expresso publica dos 23 convocados por Fernando Santos para o Mundial de 2018, um por um

Mariana Cabral

Partilhar

Idade: 26 anos
Posição: Médio (trinco)
Clube: Sporting
Internacionalizações/Golos (pré-Mundial 2018): 41/2
Número no Mundial 2018: 14

Para descrever William, basta recorrer a William: "A minha preocupação principal é recuperar a bola e entregá-la bem aos meus colegas, para continuar o jogo. Sou um médio de passe, de coberturas, de ler o jogo e saber quando tem de ser mais rápido, mais lento, à direita, à esquerda... Sou a bússola da equipa”.

Foi assim que, um pouco antes do Euro 2016, William Carvalho se descreveu, em entrevista ao Expresso, e, dois anos depois, o médio do Sporting continua a ser isso - e muito mais -, ainda que, às tantas, tenha perdido o norte na reta final da época, entre as lesões e a turbulência em Alcochete.

Mas é com as qualidades ímpares do nosso '6', especialmente em posse, que a seleção conta para orientar o jogo no Mundial, já que, ao contrário do que aconteceu em França, não haverá Danilo (nem Rúben Neves, que entrou nos pré-convocados para a Rússia) para ir dividindo a posição.

Com William à frente da defesa, Fernando Santos sabe que terá mais segurança na construção, já que o médio, técnica e cognitivamente muito evoluído, sabe bem como e quando acelerar o ritmo do jogo, em passe ou condução, em transições ou em ataque posicional. Com mais ou menos fadiga de final de época, é difícil pedir melhor bússola do que esta.

Clique aqui para ver o índice dos convocados para o Mundial 2018.