Tribuna Expresso

Perfil

Raio X às 32 seleções

Raio X: Egito, a seleção com fé em Salah

A Tribuna Expresso apresenta as 32 seleções presentes no Mundial 2018, uma por uma. Eis o Egito, que partilha o Grupo A com Arábia Saudita, Rússia e Uruguai

Tiago Teixeira, analista de futebol

Mohamed Salah é idolatrado no Egito

AMIR MAKAR/GETTY

Partilhar

Ranking FIFA: 46º
Presenças em Mundiais: 3 (1934, 1990 e 2018)
Jogos no Mundial 2018: Egito (15 junho, 13h, SportTV); Rússia (19 junho, 19h, SportTV); Arábia Saudita (25 junho, 15h, SportTV)

Já com cerca de três anos como selecionador do Egito, Héctor Cúper tem a sua ideia de jogo completamente implementada na seleção.

Com base no sistema de jogo 4-3-3, é uma ideia que assenta essencialmente em dois grandes princípios: uma organização defensiva com muitos jogadores atrás da linha da bola e uma transição ofensiva muito rápida e vertical.

Neste momento do jogo destacam-se Mohamed Salah, do Liverpool, pela capacidade que tem em ganhar as costas da linha defensiva adversária e pela velocidade com que conduz a bola durante a transição ofensiva, e o médio Mohamed Elneny, do Arsenal, pela qualidade com que inicia as transições ofensivas através do passe vertical.

Onze provável

Jogador chave

Mohamed Salha, o jogador mais influente do Egito

Mohamed Salha, o jogador mais influente do Egito

Erwin Spek/Soccrates

Mohamed Salah, 25 anos, foi o melhor marcador da Premier League, com 32 golos pelo Liverpool - e por pouco não conquistou a Bota de Ouro, já que somou apenas menos dois golos do que Lionel Messi. Lesionou-se na final da Liga dos Campeões, no ombro esquerdo, pelo que resta saber em que forma física chegará ao Mundial.

Jogador a seguir

Ramadan Sobhi, jogador a seguir com atenção no Egito

Ramadan Sobhi, jogador a seguir com atenção no Egito

Robert Hradil/Getty

Ramadan Sobhi, 21 anos, extremo esquerdo do Stoke City (Inglaterra), é um jogador muito bom tecnicamente, principalmente no 1x1 ofensivo.

Convocados

Guarda-redes: Sherif Ekramy (Al Ahly), Essam El Hadary (Al Taawoun), Mohamed El Shennawy (Al Ahly);

Defesas: Mohamed Abdel-Shafi (Al Fateh), Ayman Ashraf (Al Ahly), Ahmed Elmohamady (Aston Villa), Ahmed Fathi (Al Ahly), Omar Gaber (Los Angeles FC), Ali Gabr (Zamalek), Mahmoud Hamdy (Zamalek), Ahmed Hegazi (WBA), Saad Samir (Al Ahly);

Médios: Mohamed Elneny (Arsenal), Abdallah El Said (Al Ahly Jeddah), Tarek Hamed (Zamalek), Mahmoud Kahraba (Al Ittihad Jeddah), Sam Morsy (Wigan Athletic), Shikabala (Al Raed), Ramadan Sobhi (Stoke City), Mahmoud Hassan (Kasimpasa), Amr Warda (Atromitos);

Avançados: Marwan Mohsen (Al Ahly), Mohamed Salah (Liverpool).