Tribuna Expresso

Perfil

Raio X às 32 seleções

Raio X: França, uma mescla de qualidade técnica, força e velocidade

A Tribuna Expresso apresenta as 32 seleções presentes no Mundial 2018, uma por uma. Eis a França, que partilha o Grupo C com Austrália, Dinamarca e Peru

Tiago Teixeira, analista de futebol

Um trio de 'bleus' que impressiona: Antoine Griezmann, Paul Pogba e Kylian Mbappé

FRANCK FIFE/GETTY

Partilhar

Ranking FIFA:
Presenças em Mundiais: 15 (1930, 1934, 1938, 1954, 1958, 1966, 1978, 1982, 1986, 1998 - vencedor, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018)
Jogos no Mundial 2018: Austrália (16 junho, 11h, RTP1 e SportTV); Peru (21 junho, 16h, SIC e SportTV); Dinamarca (26 junho, 15h)

Seja no sistema de jogo 4-4-2 ou 4-3-3, a seleção comandada por Didier Deschamps é uma mistura de força, de qualidade técnica e de velocidade.

Na sua linha defensiva conta com Raphael Varane, do Real Madrid, e Samuel Umtiti, do Barcelona, dois centrais que além de serem fortíssimos nos duelos defensivos apresentam muita qualidade na construção.

Ofensivamente, é através das transições ofensivas que a seleção francesa é mais perigosa, pois é neste momento do jogo que o transporte de bola de Kanté, do Chelsea, e Pogba, do Manchester United, é útil, desde zonas mais recuadas.

E, mais à frente, há a velocidade, a qualidade técnica e os movimentos de rutura de jogadores como Griezmann, do Atlético de Madrid, Dembélé, do Barcelona, e Mbappé, do PSG - todos eles capazes de criar inúmeros desequilíbrios na organização defensiva adversária.

Onze provável

Onze provável da seleção francesa no Mundial 2018

Onze provável da seleção francesa no Mundial 2018

Jogador chave

Antoine Griezmann é a grande estrela da seleção francesa

Antoine Griezmann é a grande estrela da seleção francesa

Nicolas Campo/Getty

Antoine Griezmann, 27 anos, do Atlético de Madrid, foi considerado o melhor jogador do Euro 2016 e é o grande criativo da seleção francesa.

Jogador a seguir

Nabil Fekir, médio do Lyon

Nabil Fekir, médio do Lyon

Scoop Dyga

Nabil Fekir, 24 anos, médio ofensivo do Lyon, fantástico tecnicamente em todos os gestos técnicos e muito criativo. Acrescenta qualidade na construção, criação e também na finalização.

Convocados

Guarda-redes: Hugo Lloris (Tottenham/Ing), Steve Mandanda (Marselha) e Alphonse Aréola (Paris Saint-Germain).

Defesas: Lucas Hernández (Atlético de Madrid/Esp), Presnel Kimpembe (Paris Saint-Germain), Benjamin Mendy (Manchester City/Ing), Benjamin Pavard (Estugarda/Ale), Adil Rami (Marselha), Djibril Sidibé (Mónaco), Samuel Umtiti (FC Barcelona/Esp) e Raphaël Varane (Real Madrid/Esp).

Médios: N'Golo Kanté (Chelsea/Ing), Blaise Matuidi (Juventus/Ita), Steven N'Zonzi (Sevilha/Esp), Paul Pogba (Manchester United/Ing) e Corentin Tolisso (Bayern de Munique/Ale).

Avançados: Ousmane Dembélé (FC Barcelona/Esp), Nabil Fékir (Lyon), Olivier Giroud (Chelsea/Ing), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid/Esp), Thomas Lemar (Mónaco), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Florian Thauvin (Marselha).