Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Benfica crucifica o Belenenses, Renato Sanches é o “puto” de ouro e Nelson Évora fala de amor... ao Benfica e ao Sporting

O Benfica olha para trás e vê o Sporting a cinco pontos e o Porto a três. Rui Vitória segue com a décima sexta vitória consecutiva fora de casa. Renato Sanches conquistou o prémio 'Golden Boy' que distingue o melhor jogador com menos de 21 anos a atuar na Europa. A distinção é atribuída pelo jornal italiano Tuttosport

Expresso

© Christian Hartmann / Reuters

Partilhar

Bom dia,

Estes são os principais destaques da imprensa desportiva desta segunda-feira:

Este Benfica é o anticristo

A equipa da Cruz de Cristo perdeu pela quinta vez seguida no Restelo diante do Benfica e o Benfica de Rui Vitória é agora a equipa com mais vitórias fora consecutivas para o campeonato na história do futebol português: são 16. Os encarnados seguem na liderança da Liga, com três pontos de vantagem sobre o FC Porto e cinco sobre o Sporting. A análise do jogo é do Pedro Candeias.

Mais: Como é que o Paim, o Kikin Fonseca, a OMS, o Mel Gibson e uma gazela vieram parar a esta análise de Um Azar do Kralj? É ler.

“Hoje quero-vos falar de amor!” - Nélson Évora justifica ida para o Sporting

Nélson Évora foi apresentado, no sábado à tarde, como o novo reforço para o atletismo do Sporting. O anúncio foi inesperado e aconteceu ao intervalo do jogo dos leões com o Tondela. Não demorou muito até começarem a aparecer as primeiras críticas – porque o atleta trocou o Benfica pelo Sporting.

Este domingo à tarde, na sua página do Facebook, Nélson Évora colocou uma mensagem onde explica porque tomou esta decisão. E falou de amor.

"Não vos quero convencer de nada, não me quero justificar de nada, nem me desculpar de nada! Apenas dizer que foi uma honra para mim envergar a camisola do Sport Lisboa e Benfica... E não vos vou falar no âmbito profissional, porque ninguém duvida, da minha entrega e dedicação ao clube. Hoje quero-vos falar de amor! Porque podem dizer-me tudo o que quiserem, mas quem está indignado comigo é porque ama o Benfica e quem está feliz por mim é porque ama o Sporting! No meio disto tudo estou eu, um profissional que esteve 12 anos no Benfica, honrado por ter tido a oportunidade de envergar a águia ao peito, honrado por ter recebido o amor das pessoas que hoje lançam a sua ira sobre mim!", escreve Évora.

Sporting. Ir à Europa está-lhes a sair bem caro

Já tinha perdido em Vila do Conde e empatado em Guimarães. Agora voltou a perder pontos, só que em casa. Pela terceira vez esta época, o Sporting não conseguiu vencer depois de, a meio da semana, jogar para a Liga dos Campeões. O Tondela, que era o penúltimo classificado do campeonato, foi a Alvalade empatar (1-1) contra uma equipa que fez muito pouco e apenas marcou aos 96'. E já jogou sobre as brasas dos assobios, escreve o Diogo Pombo.

Com o mal alheio pode o FC Porto bem

O FC Porto venceu o Arouca - que já nem parece a equipa que na época passada ganhou no Dragão - e aproveitou o deslize do Sporting para ultrapassar a equipa de Jorge Jesus na classificação. Nuno Espírito Santo tem razões para estar feliz.

F1 – GP dos EUA: 50.ª vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) alcançou a 50.ª vitória na F1, depois de ter dominado a corrida, e está a apenas uma vitória do número de sucessos de Alain Prost. Além disso, reduziu para 26 pontos o atraso pontual em relação ao alemão Nico Rosberg (Mercedes), segundo classificado.

Mais rápido na qualificação, o inglês, autor de um bom arranque, garantiu o comando e viu o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) suplantar Nico Rosberg, que optou por não correr riscos na primeira curva.

Lewis Hamilton só perdeu o comando quando parou para trocar de pneus, da primeira vez, porque na segunda isso não aconteceu, como consequência do facto de a equipa ter aproveitado uma situação de “safety car” virtual, para retirada do carro do holandês Max Verstappen (Red Bull), para efectuar a operação.

Renato Sanches eleito 'Golden Boy'


Renato Sanches conquistou o prémio 'Golden Boy' que distingue o melhor jogador com menos de 21 anos a atuar na Europa. A distinção é atribuída pelo jornal italiano Tuttosport.

O médio de 19 anos do Bayern Munique é o primeiro português a ganhar o galardão e o 14.º a receber o troféu. O internacional português lutava contra outros 39 jogadores, entre eles Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Coman (Bayern Munique) e Rashford (Man. United), sendo os dois últimos os principais favoritos.

O prémio será entregue esta segunda-feira, no Mónaco.

Ronaldo entre os primeiros nomeados para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo está entre os primeiros nomeados para o prémio Bola de Ouro, atribuído ao melhor futebolista do ano pela revista France Football, numa lista em que figura o galês Gareth Bale (também do Real Madrid) e o argentino Sergio Agüero (Manchester City).

Os três futebolistas são acompanhados pelo gabonês Pierre-Emerick Aubemayang (Borussia Dortmund) e pelo italiano Gianluigi Buffon (Juventus), revelou hoje a publicação, através da sua conta de Twitter.

A France Football vai revelar ao longo do dia os 30 nomeados para o prémio que, após o fim da parceria que a revista mantinha desde 2010 com a FIFA, volta a ser decidido por um júri de jornalistas internacionais, sem a participação dos capitães das equipas nacionais e dos selecionadores.

Real Madrid sofre mas vence Athletic Bilbao

O Real Madrid isolou-se no domingo no comando da Liga espanhola de futebol, após sofrida vitória 2-1 sobre o Athletic Bilbao, na nona jornada. Os 'merengues', que alinharam com Cristiano Ronaldo e Pepe, tiveram a ajuda do Sevilha, que comandou o campeonato durante algumas horas, após vencer o Atlético de Madrid por 1-0, que seguia com os mesmos 18 pontos do rival da capital espanhola.

Terminada a ronda, o Real Madrid soma 21 pontos, o Sevilha tem 20, o Barcelona e o Villarreal 19, o Atlético de Madrid 18 e o Athletic Bilbau 15.


MANCHETES DO DIA

A Bola: “Maré de Vitória”. Os números estão a favor dos encarnados. O Porto está à distância de três pontos, o Sporting a 5.

Record: “Sempre a somar”. Águias mantêm liderança com 6ª vitória consecutiva. Mitroglou e Grimaldo fizeram a magia.

O Jogo: “O mister confia em mim e a equipa confia nele”, diz André Silva, o jovem português do momento, em entrevista ao desportivo.