Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Mourinho, o irascível, Egito está na final do CAN e Patrícia Mamona é a vencedora (virtual) do triplo salto

Patrícia Mamona é a vencedora (virtual, para já) do triplo salto IAAF Indoor World Tour, o circuito de meeting de pista coberta da Federação Internacional de Atletismo. Mesmo faltando ainda uma etapa, a portuguesa já tem a qualificação assegurada

Expresso

José Mourinho está a atravessar um período difícil da carreira

OLI SCARFF/Getty

Partilhar

Bom dia, estes são os principais destaques da imprensa desportiva esta quinta-feira:

FC Porto-Sporting: 'Dragões' atacam liderança, na última 'cartada' dos 'leões'

O FC Porto, ainda sem vitórias em ‘clássicos’ na presente temporada, ataca sábado a liderança da I Liga de futebol, na receção a um Sporting que joga a sua última ‘cartada’ pelo título no Estádio do Dragão.

Em caso de triunfo, na 20.ª ronda, os ‘dragões’ ascendem, à condição, ao primeiro posto do campeonato, que não ocupam desde as duas rondas inaugurais, uma vez que o líder Benfica, já só a um ponto, apenas joga no domingo (recebe o Nacional).

Com sete vitórias nos últimos oito jogos – cinco deles em casa – e uma invencibilidade de 16 encontros (11 triunfos e cinco empates), após o desaire em Alvalade (1-2), o ‘onze’ de Nuno Espírito Santo surge no seu melhor momento da época.

CAN2017: Egito bate Burkina Faso e está na final pela nona vez

O Egito qualificou-se para a final da Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol, a decorrer no Gabão, ao derrotar o Burkina Faso, por 4-3, no desempate por penáltis, depois do 1-1 no final do prolongamento.

Sete vezes vencedor da competição e pela nona vez na final, o Egito marcou primeiro na meia-final disputada em Libreville, por Mohamed Salah, aos 67 minutos, mas a seleção orientada pelo português Paulo Duarte igualou, aos 73, por Aristide Bance, e forçou o tempo extra.

Nos 30 minutos suplmentares, o resultado não se alterou e foi necessário recorrer ao desempate da marca de grande penalidade. O Egito falhou o primeiro, mas marcou os quatro seguintes e assegurou presença na final da CAN2017, ficando a aguardar pelo resultado da outra meia-final, que opõe Camarões e Gana na quinta-feira, para conhecer o seu adversário de domingo. (Corrige título e segundo parágrafo: O Egito está pela nona vez na final e não oitava).

Daniel Podence e Francisco Geraldes já trabalham no Sporting

Os futebolistas Daniel Podence e Francisco Geraldes, que regressaram ao Sporting depois do empréstimo ao Moreirense, já treinaram na Academia em Alcochete, onde os ‘leões’ preparam o clássico com o FC Porto.

Os dois jogadores estiveram na primeira metade da temporada emprestados ao clube de Moreira de Cónegos, tendo conquistado a Taça da Liga, mas regressaram aos ‘leões’ na reabertura do mercado, e já trabalham às ordens do técnico Jorge Jesus.

Daniel Podence e Francisco Geraldes podem assim ser opção do técnico para a deslocação de sábado ao terreno do FC Porto, em jogo da 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Mandatário de Madeira Rodrigues considera-o "um Bruno de Carvalho mais polido"

O mandatário de Pedro Madeira Rodrigues, candidato à presidência do Sporting, considerou-o na quarta-feira "um Bruno de Carvalho mais polido", durante a entrega formal da lista para as eleições de 04 de março.

As declarações de Pedro Ribeiro Ferreira foram proferidas após a entrega da documentação, efetuada hoje no estádio José Alvalade, um dia depois de o outro candidato e atual presidente, Bruno de Carvalho, o ter feito.

FC Porto também arrisca jogos à porta fechada por incidentes no Estoril

O FC Porto pode vir a disputar jogos à porta fechada, depois de o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter aberto na terça-feira um processo disciplinar pelos incidentes no terreno do Estoril-Praia.

Durante o jogo com o Estoril-Praia, disputado no sábado e que terminou com o triunfo dos ‘dragões’, por 1-0, os adeptos portistas arremessaram petardos para o relvado do Estádio António Coimbra da Mota, que levaram ao atraso do início da segunda parte e à assistência ao guarda-redes Moreira.

Mais tarde, por volta do minuto 70, logo após a ter sido invalidado por fora de jogo um golo ao Fc Porto, foram novamente lançados pelos adeptos portistas mais petardos, obrigando Moreira a fugir do local, tendo o jogo sido parado mais alguns minutos.

Patrícia Mamona conquista circuito mundial indoor

Patrícia Mamona é a vencedora do triplo salto IAAF Indoor World Tour, o circuito de meeting de Pista Coberta da Federação Internacional de Atletismo. Mesmo faltando ainda uma etapa, a portuguesa já assegurou a vitória no circuito.

Mamona venceu na quarta-feira, em Dusseldorf, na Alemanha, mas ainda irá disputar o meeting de Torun, na Polónia.

Benfica rejeita proposta de 20 milhões por Samaris

A SAD encarnada negou perto do fecho da janela de transferências uma proposta oficial do Sunderland por Samaris no valor de 20 milhões de euros, conta a “Bola”.

Mourinho volta a criticar arbitragem e abandona flash interview

O português José Mourinho, treinador do Manchester United, voltou na quarta-feira a deixar críticas à arbitragem, desta vez após o nulo com o Hull City, no campeonato inglês de futebol, e abandonou mesmo a flash interview.

Em declarações à BBC, nas habituais entrevistas rápidas no final dos encontros da Premier League, Mourinho acusou o árbitro Mike Jones de ter sido "demasiado benevolente" com os jogadores do Hull, equipa que é comandada por Marco Silva, e falhou em diferença de tratamentos.

Questionado sobre a razão por que acha que o árbitro tinha sido demasiado benevolente com os jogadores do Hull City, Mourinho “atirou-se” ao jornalista da BBC e abandonou a entrevista. "Se não percebes nada de futebol, não devias ter um microfone na mão", respondeu o treinador do Manchester United.

Benfica eliminado da Taça Challenge em voleibol

O Benfica foi na quarta-feira eliminado nos oitavos-de-final da Taça Challenge de voleibol, apesar do triunfo em casa dos franceses do Chaumont, por 3-2, no encontro da segunda mão.

Depois da derrota em casa, por 3-0, o Benfica estava obrigado a vencer em França por igual resultado ou por 3-1 para obrigar a um "set de ouro", mas acabou por ceder os dois primeiros parciais, de nada valendo o triunfo final.

Manchetes do dia

A Bola: “Caixa forte no Seixal”. Formação encarnada rendeu mais de 140 milhões de euros.

Record: “Bas Dost Assusta”. Goleador ameaça recorde de Jardel.

O Jogo: “Lucho analisa FC Porto”. Antigo capitão do Porto analisa a equipa de Nuno Espírito Santo.